Reconstrução tridimensional digital de objetos à curta distância por meio de luz estruturada
AUTOR(ES)
Reiss, Mário Luiz Lopes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento e avaliação de um sistema de reconstrução 3D por luz estruturada. O sistema denominado de Scan3DSL é baseado em uma câmara digital de pequeno formato e um projetor de padrões. O modelo matemático para a reconstrução 3D é baseado na equação paramétrica da reta formada pelo raio de luz projetado combinado com as equações de colinearidade. Uma estratégia de codificação de padrões foi desenvolvida para permitir o reconhecimento dos padrões projetados em um processo automático. Uma metodologia de calibração permite a determinação dos vetores diretores de cada padrão projetado e as coordenadas do centro de perspectiva do projetor de padrões. O processo de calibração é realizado com a aquisição de múltiplas imagens em um plano de calibração com tomadas em diferentes orientações e posições. Um conjunto de algoritmos de processamento de imagens foi implementado para propiciar a localização precisa dos padrões e de algumas feições, como o centro de massa e quinas. Para avaliar a precisão e as potencialidades da metodologia, um protótipo foi construído, integrando uma única câmara e um projetor de padrões. Experimentos mostram que um modelo de superfície pode ser obtido em um tempo total de processamento inferior a 10 segundos, e com erro absoluto em profundidade em torno de 0,2 mm. Evidencia-se com isso a potencialidade de uso em várias aplicações.
ASSUNTO(S)
structured light, triangulation, photogrammetry, computer vision, pattern recognition, surface reconstruction, calibration. fotogrametria digital triangulation software : desenvolvimento visao computacional photogrammetry computer vision pattern recognition surface reconstruction calibration
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/10072Documentos Relacionados
- PROCESSAMENTO DIGITAL DE FOTOGRAFIAS A CURTA DISTÂNCIA, NA DIFERENCIAÇÃO QUANTITATIVA DE MANCHAS DE PELE
- A Methodology for Surface Reconstruction from Structured Light
- Reconstrução tridimensional de objetos a partir das projeções de suas secções
- Reconstrução tridimensional por ajuste de superficies parametricas
- Analise tridimensional de edificios por elementos finitos utilizando programação orientada a objetos