Recursos humanos para o agronegócio brasileiro: avaliação da oferta e da demanda por profissionais. / Human resources for the Brazilian agribusiness: evaluation of the formation and the demand for professionals.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta tese objetiva analisar se o ensino superior brasileiro em agronegócios está proporcionando formação adequada às necessidades dos vários setores que compõem o sistema agroindustrial nacional. Buscando atender aos objetivos delineados nesta pesquisa, este estudo foi desenvolvido em quatro etapas principais. A primeira delas está relacionada ao levantamento do perfil profissional ditado pela demanda dos agentes socioeconômicos relacionados ao agronegócio nacional. A segunda etapa está relacionada à identificação dos principais tipos de conhecimentos e habilidades que estão sendo transmitidos nos cursos de ensino superior na área de agronegócios no Brasil. A terceira parte confronta o perfil exigido pela demanda e o ofertado pelas instituições analisadas para identificar os profissionais que estão menos ajustados em relação às necessidades dos diversos segmentos avaliados e, mais especificamente, indicar quais os grupos de conhecimentos e habilidades precisam ser oferecidos pelos cursos que não estão ajustados às demandas. A partir destas etapas, verificou-se que grande parte desse desajuste ocorreu em relação ao grupo de habilidades de comunicação e expressão e de qualidades pessoais, áreas de maior interesse das empresas, mas que não são muito estimuladas nos cursos estudados. Assim, com o objetivo de estimular estas habilidades nos estudantes, sugere-se a inserção da noção de competências no ensino superior brasileiro em agronegócios. Por isso se justifica a quarta e última etapa desta pesquisa: um estudo de caso em três cursos de diferentes áreas na Universidade de Wageningen, Holanda, que foram pesquisados com o objetivo de compreender de que forma a noção de competências é utilizada como norteadora das diretrizes curriculares, no sentido de auxiliar na formação de um profissional voltado às necessidades do mercado agroindustrial. Acredita-se que não é suficiente para a nova geração de graduados dominar vários tipos de conhecimentos, por mais profundo que eles sejam. É preciso preparar profissionais ajustados às reais necessidades do mercado agroindustrial brasileiro, com competência para resolver os problemas na área e avançar na diminuição entre o grande número de graduados desempregados e a falta de mão-de-obra qualificada nas empresas.

ASSUNTO(S)

administração de pessoal recursos humanos engenharia de producao qualificação profissional competences human resources agribusiness ensino superior agribusiness higher education competência e habilidade

Documentos Relacionados