Relação entre variáveis de base, valores e responsabilidade social corporativa
AUTOR(ES)
GONZÁLEZ-RODRÍGUEZ, MARÍA DEL ROSARIO, DÍAZ-FERNÁNDEZ, MARÍA DEL CARMEN, SPERS, VALÉRIA RUEDA ELIAS, LEITE, MARCELO DA SILVA
FONTE
Rev. adm. empres.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-02
RESUMO
RESUMO A percepção que o consumidor tem da responsabilidade social corporativa (RSC) pode ser diretamente influenciada por estruturas de valores individuais. O presente estudo tem como objetivo proporcionar novos conhecimentos sobre a relação entre valores humanos básicos e a percepção que o público tem da RSC. Ele concentra-se nos valores de alunos universitários e seus pontos de vista sobre uma determinada iniciativa social corporativa. O estudo revela que circunstâncias sociais, educacionais e econômicas influenciam os valores humanos. Esses valores, por sua vez, influenciam o motivo de diferentes alunos perceberem a RSC de formas diferentes. Os resultados são relevantes para as empresas, na medida em que permitem uma compreensão mais detalhada da razão pela qual certos grupos de consumidores percebem de determinada forma certas iniciativas de RSC. Também sugerem que as universidades sejam mais conscientes da importância da integração dos valores humanos e da RSC nos currículos de futuros gestores de negócios e líderes sociais.
ASSUNTO(S)
valores humanos teoria de schwartz responsabilidade social corporativa percepção ensino superior
Documentos Relacionados
- A relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativa
- O efeito mediador da transparência na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa
- (Des)compassos entre entendimento e práticas de responsabilidade social corporativa
- Articulação teórica entre responsabilidade social corporativa e vantagem competitiva
- A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS.