Retratos da memória por meio da pintura
AUTOR(ES)
Chiodi, Analucia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
No presente trabalho propõe-se a valorização da tradição oral como modo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de processos criativos, artísticos ou não. Para tanto desenvolve os conceitos de: memória, invocando Ecléa Bosi e Henri Bergson, para entender como funciona este mecanismo armazenador-transformador; tradição oral, para perceber como se dá esta transferência de conhecimento; retratos, fotografados e pintados, com a intenção de reconstrução histórica, embasando em Miriam Moreira Leite, Walter Benjamin e Felipe Salles. Faz-se um retrato do fotógrafo, para situar o responsável pelos registros fotográficos, e em que condições eles se davam; e, finalmente, e mais importante, a narração de uma poiética específica do processo de reconstrução e/ou construção de pinturas-histórias.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/15673Documentos Relacionados
- Sou, então, pintura: em torno de auto-retratos de Iberê Camargo
- Avaliando a memória por meio da visualização da imagem de rostos
- A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
- Análise da toxicidade do efluente de cabine de pintura de indústria moveleira por meio das espécies Lactuca sativa e Allium cepa
- SOB A LENTE DA MEMÓRIA: RETRATOS DE FAMÍLIA EM ESTÁTUA DE SAL DE MARIA ONDINA BRAGA