Sangue, suor &tiros : a narrativa policial na literatura e no cinema brasileiros

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Este trabalho analisa alguns aspectos da produção cultural contemporânea, com ênfase na literatura e no cinema. Parte do pressuposto que as fronteiras entre os níveis de cultura (erudita, popular e de massa) tomaram-se fluidas e até indistintas, proporcionado intercâmbios cada vez mais intensos e significativos, relacionados a motivações tanto estéticas quanto econômicas. O objeto escolhido para enfocar esta problemática foi um conjunto de narrativas do gênero policial, com ênfase maior naquelas produzidas pela literatura e cinema brasileiros no período posterior à segunda metade dos anos 80. Parte-se da hipótese de que existem três aspectos que estariam interagindo e influenciando a produção dessas obras: 1-) a disputa por mais espaços num mercado que se moderniza e toma-se mais competitivo, incentivando a busca de um diálogo maior com o público; 2-) uma leitura estético-política do Brasil que estaria sendo feita nesse período, diferente daquela levada a cabo nos anos 60/70; 3-) a voga de uma estética dita "pós-moderna", que, entre outras características, privilegia o diálogo com os subgêneros da indústria cultural. Dessa forma, a primeira parte do trabalho aborda algumas teorias acerca da produção cultural, construindo não só as referências teóricas, como também cartografando as potencialidades e limitações destas teorias para a análise da produção cultural contemporânea. A segunda parte do trabalho analisa historicamente o objeto, mostrando a formação e desenvolvimento do gênero policial nas suas origens européia e norte-americana e seu posterior desenvolvimento no Brasil, destacando alguns cânones do gênero, para, na -) terceira parte, analisar o diálogo que determinadas obras literárias e ~/ cinematográficas brasileiras contemporâneas estabelecem com eles

ASSUNTO(S)

ficção policial cultura de massa literatura brasileira cultura sociologia cinema - brasil

Documentos Relacionados