Simulação estrutural e modelagem de formas arquitetônicas complexas: a interação entre forma e estrutura através de ferramentas digitais

AUTOR(ES)
FONTE

Repositório Institucional da UFMG

DATA DE PUBLICAÇÃO

2014

RESUMO

A tese investiga como a modelagem de formas complexas e a simulação de comportamento estruturais interagem com o processo de concepção da forma arquitetônica através das tecnologias digitais. A investigação é sistematizada em dois momentos: contextualização histórica e estudos experimentais. A contextualização histórica é organizada em duas abordagens historiográficas resultando em duas sequencias histórica independentes. Na primeira sequencia são apresentados a evolução das teorias e tratados de Arquitetura, com enfoque na forma, assim como os meios utilizados e que influenciaram esse desenvolvimento. Na segunda sequencia é apresentada a evolução da prática construtiva arquitetônica, com enfoque no conhecimento estrutural, assim como os meios que influenciaram este desenvolvimento. Os estudos experimentais são realizados com diferentes métodos de interação entre concepção estrutural e forma arquitetônica, utilizando tecnologias digitais como formfinding, fabricação digital de modelo reduzido e modelagem paramétrica. A conclusão indica os aspectos críticos observados nas análises históricas e nos estudos experimentais. Por fim, trabalhos futuros são sugeridos para continuidade da pesquisa.

ASSUNTO(S)

concepção arquitetônica modelagem paramétrica processo de projeto concepção estrutural simulação estrutural form-finding engenharia de estruturas projeto arquitetônico simulação (computadores digitais)

Documentos Relacionados