Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica / Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
AUTOR(ES)
Marcelo José Bellini Dino
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
10/10/2011
RESUMO
Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psicose). Ele se desenvolve mostrando a interação e a intersecção do que denominamos domínios da sala de concerto e do meio cinematográfico, analisando essas peças sob a ótica da intertextualidade elemento de forte presença materializado em Psycho pela reutilização de ideias e até mesmo de movimentos integrais da Sinfonietta O trabalho também retrata o desenvolvimento histórico e estético da música para o cinema e discute questões de ordem funcional e formal. É acompanhado de um CD-ROM com os áudios dos trechos analisados e as imagens das sequências do filme que contêm os trechos musicais selecionados para análise.
ASSUNTO(S)
atonal music bernard herrmann bernard herrmann intertextualidade intertextuality música atonal psicose psycho sinfonietta sinfonietta sound track trilha sonora
Documentos Relacionados
- A música e a estrutura cinematográfica dos filmes de Robert Bresson
- A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965.
- Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
- A imaginação do outro: intersecções entre psicanálise e hierologia
- Acercar-se da morte: a correspondência entre Hermann Broch e Egon Vietta