Small net cages placed in fish culture ponds: an alternative for southeast region of Brazil tilapia culture. / Tanques-rede de pequeno volume instalados em viveiros de piscicultura: uma alternativa para a tilapicultura na região sudeste do Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Foram conduzidos três experimentos no Setor de Aqüicultura do Pólo Regional do Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios em PindamonhangabaSP, visando testar a utilização de tanques-rede de pequeno volume em viveiros de piscicultura povoados ou não, procurando melhor aproveitamento da área inundada, e avaliar o desempenho produtivo de linhagens de tilápia. Os experimentos foram encerrados quando os exemplares de pelo menos um dos tratamentos atingiram peso médio de 500g (porte comercial). O primeiro experimento foi conduzido de março a julho de 2000 (outono/inverno). Foram colocados, em cada viveiro, três tanques-rede com machos juvenis de tilápia tailandesa (Oreochromis niloticus) e três com os de tilápia vermelha (Oreochromis urolepis hornorum x Oreochromis mossambicus), nas densidades de 200, 250 e 300 peixes/m3. Após 126 dias de cultivo, o peso e a biomassa média final, nas densidades estudadas, para a linhagem tailandesa foram o dobro daqueles obtidos pela vermelha que em nenhuma das densidades atingiu o porte comercial. A conversão alimentar variou de 1,24 a 1,50:1 entre as densidades, e a taxa de sobrevivência foi superior a 90% para todos os tratamentos. As variáveis abióticas analisadas, exceto a temperatura, apresentaram valores adequados à tilapicultura. O segundo experimento, realizado de fevereiro a abril de 2001(verão/outono), visou avaliar o desempenho produtivo da tilápia tailandesa em tanques-rede (cultivo intensivo), instalados em viveiros povoados (cultivo semi-intensivo) ou não. Seis tanques-rede com machos de tailandesa nas densidades de 200, 250 e 300 peixes/m, foram instalados nos dois viveiros (V1 e V2). O V2 foi povoado ainda com 4800 exemplares livres. Com 76 dias de cultivo as tilápias dos tanques-rede do V1 atingiram peso médio superior à 500g e no V2 somente as da densidade de 200peixes/m3. A conversão alimentar aparente foi ao redor de 1,0:1 para os peixes confinados e de 1,3:1 para os livres e a taxa de sobrevivência, superior a 90% para todos os tratamentos. A receita líquida no V2 foi 2,7 vezes superior a do V1. O terceiro experimento, realizado de fevereiro a junho de 2002 (verão/outono), verificou o desempenho produtivo da tilápia tailandesa e a capacidade do viveiro em suportar diferentes quantidades de tanques-rede. Em dois viveiros com 4800 machos de tailandesa foram instalados tanques-rede com 250 exemplares cada, sendo seis no viveiro V1 e doze no viveiro V2. Após 60 dias ocorreu a mortalidade de 35% da população confinada e de 15% dos peixes livres no V2, devido à queda brusca da concentração de oxigênio dissolvido sugerindo que este viveiro atingiu sua capacidade suporte. No final do experimento, com 120 dias de cultivo, apenas os exemplares dos tanques-rede instalados no V1 atingiram o porte comercial.

ASSUNTO(S)

peixe thai tilapia peixe - viveiros pond tanque-rede - berçários flutuantes cage desempenho produtivo productivity tilápia (peixe) red tilapia ecologia

Documentos Relacionados