Social competence and behavior disorders in children with moderate to severe asthma. / Competência social e transtornos comportamentais em crianças portadoras de asma moderada e grave

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Objetivo - avaliar competência social e transtornos comportamentais em crianças com asma moderada e grave, a partir de percepção dos pais. Causística: foram estudados 62 pacientes, 36 do sexo masculino e 26 do sexo feminino, com idade entre 7 e 16 anos (im:10,94; dp:2,28), com diagnóstico clínico de asma moderada e grave, sem comorbidade, atendidos nos serviços de pneumologia infantil e alergia e imunologia de um hospital escola, no perído de março e setembro de 2000. Um grupo de controle foi estudado no mesmo período, composto de 62 pacientes, 37 do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idade entre 7 e 16 anos (im: 10,26; dp: 2,37), atendidos nos ambulatório de ortopedia e oftalmologia do mesmo hospital, sem qualquer sintomatologia de asma, de alergia respiratória e sem qualquer doença crônica. Material e método - foram utilizados na obtenção dos dados uma ficha de identificação, uma ficha de dados clínicos e um instrumento que avalia competência social e transtornos comportamentais - child behavior checklist (cbcl). Resultados - os resultados foram analisados com testes proporção x (ao quadrado), teste t de student, anadep e anadepmu, adotando-se nível de significância de 0,05. Os pacientes foram classificadossegundo manifestações clínicas da asma: 42 com asma moderada e 20 com asma grave, sendo que 93,55% receberam o diagnóstico da doença antes dos 3 anos de idade. Não houve diferença significante em termos de idade e sexo entre os grupos com asma e controle. Houve associação entre competência social e global e asma (p=0,000) e entre competência social associada a atividades (p=0,001) e escola (p=0,01). Não houve diferença entre crianças com asma e o grupo controle em relação ao aspecto social (p=0,23). Não houve relação entre sexo e idade na análise da competência social, nem quanto à competência social global nem quanto aos aspectos específicos: atividades, escola e social. A análise entre competência social e tipo de asma também não mostrou associação. Houve associação entre presença de transtornos comportamentais e asma (p=0,005), principalmente os transtornos internalizantes (p=0,001). Não houve associação dos externalizantes com a doença. Os transtornos comportamentais não se mostraram associados ao sexo, idade da amostra e tipo de asma. Conclusões - as crianças com asma apresentaram alterações na competência social e global e competência social relacionada a atividades e escola, quando comparadas ao grupo controle. Apresentaram ainda transtornos globais e internalizantes, que podem prejudicar o seu desenvolvimento, sua qualidade de vida, a adesão ao tratamento e o manejo adequado da doença. A integração dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais é imprescindível para o delineamento de programas adequados de atendimento à criança portadora de asma e a seus familiares.

ASSUNTO(S)

doenças respiratórias enfermedad crónica doença pulmonar (especialidade) child behavior disorders trastornos de la conducta infantil asma na infância doença crônica pulmonary disease (specialty) comportamento social chronic disease respiratory tract diseases transtornos comportamentais competência social enfermedades respiratorias conducta social social behavior transtornos do comportamento infantil pediatria enfermedad pulmonar (especialidad)

Documentos Relacionados