Susceptibilidade ao trincamento do metal de solda depositado por diferentes eletrodos de aço inoxidavel
AUTOR(ES)
Francisco Manoel Lemos Arantes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Estudo e avaliação da susceptibilidade à trinca de diferentes tipos de eletrodos na soldagem de aços inoxidáveis. Os aços inoxidáveis são materiais caracterizados pela sua resistência à corrosão e resistência mecânica. Os aços austeníticos são os mais usados correspondendo a 700.10 do aço inox produzido no mundo. Eles apresentam também uma boa soldabilidade mas são sujeitos à trinca de solidificação que consiste numa falha que ocorre principalmente na zona fundida. Nesse sentido. a pesquisa é dedicada a examinar a susceptibilidade à trinca em três tipos de eletrodos comerciais de aço inoxidável austenítico: Arame Sólido com Proteção Gasosa, Arame Tubular com Proteção Gasosa e Arame Tubular Auto-Protegido para dois tipos de aço inox, o AISI-308L e AISI-316L. Basicamente. utilizamos o teste transvarestraint - procedimento específico para avaliação de um cordão de solda - com três níveis de deformação tangencial, no intuito de avaliar o nível de susceptibilidade. Essa avaliação teve como base o critério do Comprimento Máximo de Trinca. Os resultados experimentais foram comparados aos resultados teóricos. baseados na composição química, teor de ferrita d e microestrutura e estão apresentados de maneira comparativa em função do comprimento máximo de trinca. Os eletrodos de AISI 308L não apresentaram susceptibilidade à trinca de solidificação e os AISI-316L se mostraram estar na zona de transição da susceptibilidade
ASSUNTO(S)
aço inoxidavel austenitico soldagem ferrita
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000341389Documentos Relacionados
- Influência do Metal de Adição na susceptibilidade à corrosão sob tensão de juntas soldadas dissimilares de Aço Inoxidável Austenítico 316 E Aço Inoxidável Dúplex 2304.
- Caracterização microestrutural de solda por fricção em aço inoxidável austenitico (UNS S31673) e aço inoxidável dúplex (UNS S31803)
- Influência do metal de adição na susceptibilidade à corrosão sob tensão de juntas soldadas dissimilares de aço inoxidável AISI 310 e aço inoxidável duplex UNS S32304.
- Caracterização de solda em aço inoxidável super duplex em fadiga
- Contribuição ao estudo do torneamento do aço inoxidável superduplex empregando ferramentas de metal duro com revestimentos