Taxonomia morfológica e molecular de Myxosporea parasito de Brycon hilarii, oriundo do Pantanal Matogrossense / Morphological and molecular taxonomy of Myxosporea parasite of Brycon hilarii from Pantanal Matogrossense

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/01/2011

RESUMO

Parasitos do filo Myxozoa (Grassé, 1970) estão entre os patógenos de peixes mais importantes e têm sido objeto de muitos estudos nos últimos anos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver estudos taxonômicos (baseado em análises morfológicas e moleculares), da interação parasito-hospedeiro (com base nas análises histológicas e ultra-estruturais) e filogenéticos de mixosporidios parasitos de Brycon hilarii oriundos de ambiente natural e sistemas de criação. Os peixes de ambiente natural foram obtidos no Pantanal Matogrossense e os de sistemas de criação em pisciculturas do Estado de São Paulo. Uma nova espécie de Myxobolus (Myxobolus oliveirai) foi descrita infectando os filamentos braquiais de B. hilarii oriundos de ambiente natural, mas não foi observada a ocorrência deste parasito nos sistemas de criação avaliados. Dos 216 espécimes de B. hilarii examinados (126 silvestres e 90 cultivadas), 38,1% dos espécimes selvagens (n = 48) estavam infectados. O parasito formou plasmódios alongados, cerca de 3 mm de comprimento, principalmente na ponta dos filamentos branquiais. Foi realizada a comparação morfológica de M. oliveirai com todas as espécies de Myxobolus descritas infectando hospedeiros da América do Sul, assim como praticamente todas as espécies até agora descritas considerando todos os continentes. O sequenciamento parcial do gene 18S rDNA revelou que as sequências obtidas do Myxobolus parasito de B. hilarii não corresponde a nenhum dos Myxozoa disponíveis no GenBank. Na análise filogenética, M. oliveirai constituiu um grupo monofilético com outras oito espécies: cinco espécies de Myxobolus parasitos de peixes mugilídeos, duas espécies parasitos de pangasiideos e uma parasito de Centrarchideo. Os valores das prevalências da infecção não revelaram diferenças significativas entre as estações seca e úmida nem entre hospedeiros machos e fêmeas.

ASSUNTO(S)

myxozoa myxosporea myxobolus brycon hilarii myxozoa myxosporea myxobolus brycon hilarii pantanal mato-grossense (ms e mt)

Documentos Relacionados