Tradição Mercantilizada: Construção de Mercados Baseados na Tradição
AUTOR(ES)
Dalmoro, Marlon, Nique, Walter Meucci
FONTE
Rev. adm. contemp.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-05
RESUMO
Resumo A mercantilização das sociedades contemporâneas tem sido apontada como um processo responsável pela elevação do mercado à posição de intermediário dos sistemas sociais e culturais, inclusive da tradição. Fazendo uso de um estudo etnográfico na cultura gaúcha, buscamos analisar como as práticas culturais têm contribuído para a preservação da tradição por meio de dinâmicas de mercado. Para tanto, adotamos um olhar interpretativo sobre as práticas que múltiplos agentes desempenham no mercado e o reflexo destas na mercantilização da cultura tradicionalista gaúcha. Resultados apontam a tradição como uma invenção que serve de referência cultural para a construção de um mercado por três grupos distintos de agentes: produtores, consumidores e organizadores. Esses agentes fazem uso de construções históricas, do orgulho em ser gaúcho e do vínculo identitário como referência cultural para guiar três estratégias distintas de mercantilização: tangibilização, aproximação mercadológica, e valorização da tradição. Concluímos que a mercantilização da tradição pode transformar o mercado num ambiente fecundo para a preservação de tradições culturais.
ASSUNTO(S)
tradição mercantilização práticas de mercado cultura gaúcha etnografia
Documentos Relacionados
- A necessária crítica a uma ciência mercantilizada: a quem servem o publicismo, o citacionismo e o lema "publicar ou perecer"?
- A trajetória dos chiru na construção da tradição de conhecimento Kaiowa
- Construção e caracterização eletroquímica de eletrodos baseados em grafeno
- Cadeia produtiva agroecológica do núcleo Alto Vale :perspectivas da Rede Ecovida na construção de mercados solidários /
- A construção social de mercados para os produtos da agroindústria familiar