Traduzindo a arte : a obra de Gil Vicente na poesia de Beatriz Viégas-Faria
AUTOR(ES)
Haetinger, Rosiene Almeida Souza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O presente trabalho propõe-se a identificar e analisar as relações intertextuais e interartísticas, através das presenças confessas e inconfessas, nos poemas da obra Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails, de Beatriz Viégas-Faria, em confluência com a obra pictórica do artista plástico pernambucano Gil Vicente, a fim de desvelar o processo criativo da autora. Este trabalho tem como aporte pressupostos relativos à Literatura Comparada, quais sejam os estudos de tradução, a interdisciplinaridade e a intertextualidade, sendo este último considerado um conceito-chave para a análise dos poemas, assim como apóia-se em textos de filósofos, críticos literários e artistas para entender a criação na obra em análise. Pampa pernambucano tem um caráter singular por vários motivos, dentre eles poderíamos destacar sua essência indubitavelmente comparatista e o declarado encantamento pela obra pictórica de Gil Vicente, a qual constitui-se como principal elemento de confluência. A análise dos poemas pressupõe que as relações confessas e inconfessas difratam, ampliam os significados para o leitor tanto dos textos poéticos como da obra pictórica de Gil Vicente. Além disso, revela que a estratégia da forma de Beatriz Viégas-Faria resulta em um texto poético que consiste em uma metáfora do ofício de escrever valendo-se de relações intertextuais e interdisciplinares.
ASSUNTO(S)
vicente, gil, 1958-, gil vicente vasconcelos de oliveira intertextuality literatura comparada literatura brasileira viégas-faria, beatriz interdisciplinarity artes plásticas literature art comparative literature beatriz viégas-faria gil vicente
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/14988Documentos Relacionados
- A cena admoestatoria : Gil Vicente e a poesia politica de corte na baixa idade media
- Verdade em obra: arte e poesia na filosofia de Martin Heidegger
- Notas sobre as origens do teatro de Gil Vicente
- Contestado fruto: a poesia esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868)
- Quanto en caso de amores: a relação (extra)conjugal em três autos de Gil Vicente