Transcrição para marimba e estudo interpretativo de dois tangos brasileiros de Ernesto Nazareth : Transcript for marimba and interpretive study of two tangos brazilian of Ernesto Nazareth / Transcript for marimba and interpretive study of two tangos brazilian of Ernesto Nazareth
AUTOR(ES)
Fernanda Vanessa Vieira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
13/08/2012
RESUMO
A presente dissertação tem como principais objetivos: 1. descrever e discorrer sobre a transcrição de tangos brasileiros para marimba; e 2. realizar um estudo interpretativo sobre os mesmos. Para isto foram utilizadas as músicas Rayon d´Or (1892) e Garoto (1916), oriundas de diferentes épocas dentro da cronologia composicional de Ernesto Nazareth. O processo de transcrição e adaptação dessas duas obras é contextualizado com um breve histórico do desenvolvimento e da popularização da marimba, bem como se discute a importância do uso de transcrições nos primórdios da formação de seu repertório. Aliado à transcrição dos tangos se inclui um estudo interpretativo que aborda tanto a resolução de dificuldades técnicas como decisões interpretativas acerca de aspectos como o controle timbrístico, fraseado, escolha de baquetas, entre outros.
ASSUNTO(S)
crítica de arte arrangement (music) marimba arranjo (música) marimba art criticism
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000878325Documentos Relacionados
- Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação
- Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali
- Hélcio Milito : levantamento histórico e estudo interpretativo
- O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
- Missa e Do menor de Henrique Oswald para coro, orgão e orquestra de cordas : um estudo analitico e interpretativo a partir dos parametros da musica sacra de Romantismo