Um modelo de negociação para aquisição de habilidades cognitivas no contexto da educação matemática. / A model of negotiation for the acquisition of cognitive abilities in the context of mathematics education.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho de pesquisa tem como pressuposto o construtivismo piagetiano, segundo o qual, a construção do conhecimento constitui-se em compreender o desenvolvimento intelectual de uma pessoa (PIAGET, 1973).Trata-se de um estudo acerca de um dos grandes desafios da Educação Matemática, que está em usar a disciplina como instrumento para atingir os objetivos maiores da Educação (DAMBROSIO, 2004). Nas relações de hipóteses assumimos que a negociação na aprendizagem, busca de toda relação humana, de certo modo é uma negociação, pois envolve compromissos e condições (MATOS, 1983). E, corroborando com essa idéia, Frant e Castro (2001) defendem que a aprendizagem se dá na relação entre os sujeitos por negociação. Além disso, enfoca-se também a persuasão na aprendizagem, que trata o envolvimento do orador e do auditório durante a interlocução: o objetivo do orador com esse envolvimento é conseguir do auditório a adesão à sua tese (PERELMAN &OLBRECHTS, 2002). A partir de então, surgem os chamados modelos mentais, que são como blocos de construção cognitivos que podem ser combinados e recombinados conforme necessário (JOHNSON, 1983). Esta pesquisa se baseia nesses princípios teóricos. As implicações teóricas buscam apresentar uma proposta de mudança no processo de aprendizagem na Educação Matemática, por meio da modelagem de um Ambiente de Aprendizagem Sistemática (Projeto Paragua). Assim, na procura de melhorar a qualidade de ensino, este ambiente propõe, à luz da teoria do construtivismo, favorecer a construção do conhecimento e construir novas habilidades cognitivas. Na aprendizagem da matemática este ambiente é a possibilidade de consolidar o ensino-aprendizagem, obtendo um ensino mais lúdico e atraente, baseado em mecanismos como a negociação e a persuasão na aprendizagem e modelos mentais, dentro de um fator de confiabilidade entre os principais agentes do contexto educacional, o professor e o aluno.

ASSUNTO(S)

educação matemática negociação e persuasão na aprendizagem mathematical education negotiation and persuasion in the learning modelos mentais ciencia da computacao models mental

Documentos Relacionados