Um sistema para navegação e visualização interativa em ambientes virtuais utilizando celulares

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O aumento progressivo da capacidade de processamento gráfico e de armazenamento dos dispositivos móveis, especialmente telefones celulares e PDAs, bem como da capacidade de transmissão de dados das redes sem fio, apontam para um novo cenário de interação onde os usuários desses dispositivos poderão visualizar e explorar ambientes gráficos 3D independentemente de sua localização física. Neste trabalho, nós usamos e estendemos uma API para o desenvolvimento de aplicações gráficas 3D em dispositivos móveis. Em particular, a API M3G, voltada à plataforma Java, foi explorada e estendida, adicionando-se novos recursos gráficos que não estavam originalmente disponíveis (algoritmos para detecção de colisão e planejamento de trajetórias). Esses recursos gráficos visam a visualização e navegação realista em ambientes virtuais interativos, utilizando-se celulares. Tais recursos foram agrupados em um ambiente gráfico, baseado na arquitetura proposta neste trabalho. Adicionalmente, três aplicações foram criadas para avaliar o desempenho do sistema em três plataformas diferentes: um emulador e dois telefones celulares (modelos w300i e w600i). Em particular, um número considerável de testes foi conduzido, baseado em uma das aplicações desenvolvidas. Os resultados obtidos mostram que os novos recursos foram implementados com sucesso, particularmente, o algoritmo para detecção de colisão, que apresentou um ótimo desempenho. Entre as plataformas analisadas, o modelo de celular w300i foi o que apresentou os melhores resultados em termos de desempenho. Finalmente, também provamos que os resultados obtidos com o emulador não são confiáveis.

ASSUNTO(S)

sistema de comunicaÇÃo mÓvel - dissertaÇÕes sistemas de informacao

Documentos Relacionados