UtilizaÃÃo do farelo de cÃco em dietas para coelhos destinados ao abate / Use of the farelo cÃco in diets for rabbits for the slaughter

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2007

RESUMO

Este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da inclusÃo do farelo de cÃco sobre o desempenho de coelhos em regime de engorda. Inicialmente realizou-se um ensaio de digestibilidade do farelo de cÃco, utilizando 18 animais distribuÃdos em um delineamento inteiramente casualizado (DIC), a fim de determinar os coeficientes de digestibilidade dos nutrientes e a energia do alimento em coelhos. O ensaio durou 11 dias, sendo os 4 finais para coletas de fezes. As dietas foram compostas de uma raÃÃo referÃncia e uma raÃÃo teste (30% da raÃÃo referÃncia). Para o ensaio de desempenho foram utilizados 60 coelhos com 43 dias de vida, distribuÃdos em um delineamento inteiramente casualizado com 5 tratamentos, sendo 12 repetiÃÃes por tratamento. O experimento durou 42 dias. Os tratamentos consistiram na inclusÃo de farelo de cÃco nos nÃveis de 0; 6,25; 12,5; 18,75 e 25%. Com as mesmas estruturas e animais deste Ãltimo ensaio, realizou-se um ensaio de digestibilidade das dietas cujo delineamento foi o DIC tendo 5 tratamentos com 3 repetiÃÃes e unidade experimental de 4 coelhos. Esse experimento teve duraÃÃo de 5 dias dos quais foram coletados as fezes. ApÃs as coletas, realizou-se anÃlise bromatolÃgica e determinaÃÃo de ED das fezes. NÃo houve efeito significativo (P>0,05) para as caracterÃsticas de ganho de peso, ganho de peso diÃrio. Houve efeito quadrÃtico (P<0,05) para o consumo total, consumo mÃdio diÃrio e conversÃo alimentar cujos valores mÃximos de inclusÃo de farelo de cÃco sÃo respectivamente: 14,07; 13,92 e 15%. Comparando os resultados obtidos entre as raÃÃes contendo farelo de cÃco e a raÃÃo sem farelo de cÃco, observou-se que o consumo total e o consumo mÃdio de raÃÃo diferenciaram do controle nos nÃveis de 18,75 e 25%. Obteve-se boa digestibilidade da energia bruta e extrato etÃreo nas dietas utilizadas. A mÃdia da energia digestÃvel entre as dietas foi de 2510 ED (kcal/kg), porÃm a digestibilidade da proteÃna bruta apresentou Ãndices baixos cuja mÃdia foi de 65,07%. Assim sendo concluiu-se que o farelo de cÃco na condiÃÃo de alimento alternativo mostrou elevados valores para CDEB, CDPB, CDEE, podendo ser indicado na dieta atà o nÃvel de 25%, notadamente, com relaÃÃo à conversÃo alimentar e Ãs dietas com nÃveis crescentes de farelo de cÃco tem aporte de ED melhorado, entretanto apresenta reduÃÃo no CDPB.

ASSUNTO(S)

zootecnia avaliaÃÃo nutricional coelhos desempenho zootÃcnico farelo de cÃco. nutritional evaluation rabbits performance coconut meal.

Documentos Relacionados