Utilização de um ambiente estuarino (Santa Catarina, Brasil) como berçário de peixes
AUTOR(ES)
Vendel, Ana L., Chaves, Paulo de T.
FONTE
Revista Brasileira de Zoologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006-12
RESUMO
A laguna de Barra do Saí, litoral norte de Santa Catarina, foi estudada para avaliar o papel desse estuário no ciclo de vida de peixes da zona costeira. Arrastos de praia foram realizados, e dados abióticos e de biometria foram obtidos, de dezembro de 2000 a novembro de 2001. No verão, quando a temperatura da água se eleva, diminuem os valores de salinidade e aumentam os de turbidez. A influência fluvial é corroborada pela ocorrência de espécies dulceaqüícolas, embora a maioria das 43 espécies registradas na laguna seja marinha. É também nesta época que aumenta a abundância de peixes jovens. O sistema não se notabiliza por acolher indivíduos em desova: face à baixa profundidade, ele é habitado essencialmente pelos jovens, que possivelmente ingressam em movimentos ativos ou em deslocamento passivo, provenientes do mar e rio adjacentes. Demonstra-se que um estuário pequeno, raso e em fundo cego pode ter um importante papel nas fases iniciais do ciclo de vida de peixes costeiros, independentemente de ser utilizado por indivíduos adultos em reprodução.
ASSUNTO(S)
assembléias de peixes áreas rasas laguna recrutamento
Documentos Relacionados
- Botos bons, peixes e pescadores: sobre a pesca conjunta em Laguna (Santa Catarina, Brasil)
- Carcinofauna como indicador da integridade biótica de um ambiente estuarino no litoral de Santa Catarina, Brasil
- Inovação, governabilidade e protagonismo de pessoas-chave na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (Santa Catarina, Brasil)
- Micromorfologia de sítios concheiros da Ameroca do Sul: Arqueoestratigrafia e processos de Formação de Sambaquis (Santa Catarina, Brasil) e concheros (Terra do Fogo, Argentina
- Utilização de plantas medicinais como remédio caseiro na Atenção Primária em Blumenau, Santa Catarina, Brasil