Ato Cinematografico
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mise-en-film da fotografia em três documentários brasileiros
Resumo Este artigo busca analisar, em três filmes da cinematografia brasileira recente, os modos como a fotografia, entendida como dispositivo de rememoração, é colocada em cena, compreendendo-a como rastro da presença de algo que já se tornou ausente. Pretende-se discutir como, ao solicitar imagens retiradas dos "álbuns de família", corrobora-se a c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
2. ...E a etnologia fez os cineastas sonharem: olhar etnológico e alteridade no cinema brasileiro entre 1970 e 1980
Este artigo caracteriza a emergência de um olhar etnológico como padrão interpretativo teórico e prático nos filmes e nas discussões do campo cinematográfico brasileiro entre 1970 e 1980. Demonstra-se que o cinema era uma forma visual que constituiu uma 'etnovisão', a qual sofreu uma inflexão com a problematização da cultura popular brasileira no
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
-
3. Il Decameron de Pier Paolo Pasolini: da prosa medieval ao roteiro cinematográfico
Este artigo situa-se no campo das teorias da recepção e trabalha com o conceito de "leitura como ato criativo", desenvolvido por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Interpretando o roteiro como estrutura textual produtora de imagens literárias, elegemos como objeto de estudo o texto Il Decameron, escrito por Pier Paolo Pasolini com base na obra de Giovanni
Alea. Publicado em: 2012-12
-
4. O processo transcriativo de São Bernardo de Leon Hirszman
A proposta de nossa pesquisa no mestrado foi resgatar algumas das idéias quanto a tradução intersemiótica do romance São Bernardo (1934) de Graciliano Ramos para o cinema. Analisamos a gênese dos processos criativos do filme de Leon Hirszman percorrendo o caminho traçado pelo cineasta na elaboração de sua obra, desde o romance homônimo à confecç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2010
-
5. Cinema-literatura : proposta de curta-metragem teórico-prático a partir de As ruínas circulares de Jorge Luis Borges
O processo de adaptação cinematográfica permanece um grande tema de discussão entre os meios do cinema e da literatura. Palavras tais como "fidelidade" e "respeito" ainda parecem ser medidas para avaliar um filme adaptado de uma obra literária. No entanto, é preciso enxergar estas relações entre cinema e literatura com mais amplitude e menos essencia
Publicado em: 2009
-
6. Cinema-literatura : proposta de curta-metragem teórico-prático a partir de As ruínas circulares de Jorge Luis Borges
O processo de adaptação cinematográfica permanece um grande tema de discussão entre os meios do cinema e da literatura. Palavras tais como "fidelidade" e "respeito" ainda parecem ser medidas para avaliar um filme adaptado de uma obra literária. No entanto, é preciso enxergar estas relações entre cinema e literatura com mais amplitude e menos essencia
Publicado em: 2009
-
7. A EXPERIÊNCIA TELEVISIVA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO DE CRIANÇAS COM O CINEMA / THE TELEVISION EXPERIENCE AS A MEDIATOR OF CHILDRENS RELATIONSHIP WITH THE CINEMA
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar, descrever e analisar prováveis atravessamentos e mediações que a experiência televisa estabelece na relação de crianças com produções cinematográficas exibidas em tela grande. O estudo foi realizado com um grupo de aproximadamente trinta crianças, com idades variando entre 08 e 13 anos
Publicado em: 2008