Atonal Music
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1. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno
A filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
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2. Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica / Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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3. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010
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4. Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos guias de execução musical
The present research, is a semi-experimental participant observation, presenting the processes of study in the Sonatas n1 and n4 I movement for Violin and Piano of Claudio Santoro, based on Performance Cues suggested on the research made by Dr. Roger Chaffin. It was necessary to identify and evaluate the strategies used in the violin and piano duo made by th
Publicado em: 2010
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5. Khamaileon : fantasy for guitar and orchestra by Almeida Prado / Khamaileon : fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado
Khamailéon is a fantasy for guitar and orchestra by Brazilian composer Almeida Prado (b. 1943). This is the first work he wrote for this instrument, within a repertoire that encompasses both solo and chamber pieces. It was written in 1970, when the composer was studying with Olivier Messiaen in Paris. It has an atonal language, with post-1950 European aesth
Publicado em: 2009
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6. A obra para violão solo de Almeida Prado / The work for solo guitar by Almeida Prado
O compositor paulista Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983). Trata-se de uma produção estilisticamente variada, que revela diferentes fases percorridas pelo autor. Assim, as peças da década de 70 giram em torno do atonalismo, primeiro
Publicado em: 2007
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7. Perspectivas analiticas e interpretativas na obra para piano de Arnold Schonberg
This thesis, presented to the Fine Arts Post Graduate Program of the University of Campinas / UNICAMP, intended to fulfill part of the requirements for obtaining the Master in Fine Arts, in the field of Music. With the title Analytic and Interpretive Perspectives in Arnold Schönberg Piano Oeuvre and composed of a single volume, brings five chapters dedicate
Publicado em: 2005
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8. Educação sonora e ensino musical : uma proposta de repertorio para crianças
In this work, a parallel study about the method of musical education by Edgar Willems and the proposals on musical and sound education presented by Murray Schafer was accomplished. An analysis about the differences and similarities between the ideas of these two educators pointing out their convergences and divergences and also the points in which they compl
Publicado em: 1997