Autoria Cinema
Mostrando 1-12 de 36 artigos, teses e dissertações.
-
1. Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior,
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
-
2. Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
resumo Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autor
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
3. Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
resumo Neste artigo, trabalho a relação entre a assinatura e autoria nos romances Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias. Explorarei o gesto da autoria como elemento à margem e inexpressivo, que se torna presente pelo uso das assinaturas de autor que as duas ficções fazem. Na de Lísias, como jogo de espelhos entre um ghostwriter q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
4. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
-
5. Werner Herzog, documentarista : figuras da voz e do corpo / Werner Herzog, documentarist : figures of voice and body
Este trabalho pretende analisar a obra de documentários do cineasta alemão Werner Herzog sob a ótica da autorreflexão do diretor, através de sua voz e de seu corpo, em seus documentários e da relação estabelecida entre Herzog e a narrativa em cada filme. Procura se estabelecer como a característica nasceu em sua filmografia e como evoluiu ao longo d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2012
-
6. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
-
7. Arquitetura e cinema em processo. Um estudo comparativo entre o criar e produzir arquitetônico e cinematográfico / Architecture and cinema in process. a compartive study between architectonic and cinematographic creation and production processes
Esta dissertação trata das possíveis aproximações entre os campos da arquitetura e do cinema a partir de seus processos de criação e produção. Sob a luz dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística foram realizadas entrevistas com arquitetos e cineastas com o objetivo de observar como acontece o criar e o produzir de seus objetos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2012
-
8. A primazia da palavra e o refúgio da memória : o cinema de Eduardo Coutinho / The primacy of word and the refuge of memory : the cinema of Eduardo Coutinho
Esta pesquisa investiga como a memória e a oralidade, categorias importantes nas Ciências Sociais e em outros domínios do saber, pontuam a práxis cinematográfica de Eduardo Coutinho (constituem sua matéria-prima basilar), a partir de seu procedimento mais recorrente - a entrevista. Para tanto, delimitamos como recorte analítico os seguintes filmes de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
-
9. Narrativas audiovisuais : processos criativos de SIdade e de MultipliSIdade / Audiovisual narratives : creative processes of SIdade and MultipliSIdade
Nesta dissertação faço uma reflexão sobre os processos criativos de dois audiovisuais narrativos de minha autoria, SIdade* e MultipliSIdade**. Como linha de pensamento, adoto a questão da relação entre o fragmento e o todo, em relação à poética e às técnicas de construção das obras. A poética do trabalho refere-se ao desenvolvimento de um olh
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
10. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política / Points of view in documentary filmmaking of the peripheries: aesthetic, daily life and politic.
Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê-se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e op
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
11. VÍDEO + PERFORMANCE: PROCESSOS COM O AUDIOVISUAL EM TEMPO REAL
Este trabalho apresenta uma pesquisa em artes visuais, especificamente no campo da arte e tecnologia. Baseado em uma investigação poética que envolve o audiovisual com a tecnologia computacional, está concentrado nas experiências em que o áudio e vídeo são manipulados ao vivo. Por isto, inicia-se com um levantamento histórico sobre o contexto em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
12. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011