Caio Fernando Abreu
Mostrando 1-12 de 54 artigos, teses e dissertações.
-
1. Intermidialidade e remediação em Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu, e Short Movies, de Gonçalo M. Tavares
Resumo Neste trabalho, pretende-se analisar narrativas contemporâneas em que o cinema esteja presente, sob a forma de “referência intermidiática”. Nesse sentido, são empregadas teorias provenientes dos estudos da intermidialidade para analisar as obras Onde andará Dulce Veiga? (1990), do brasileiro Caio Fernando Abreu, e Short Movies, do português
Alea. Publicado em: 2020-08
-
2. Um olhar sobre a autoficção de Caio Fernando Abreu
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
-
3. O entrelugar da experimentação no romance latinoamericano contemporâneo: Manuel Puig e Caio Fernando Abreu
Resumo Analisamos os discursos e as formas de experimentação da narrativa romanesca desenvolvidos por Manuel Puig, em Boquitas pintadas, e por Caio Fernando Abreu, em Onde andará Dulce Veiga?, a partir da noção de entrelugar. Por meio de tal lugar, instável e marcado por trocas e reelaborações simbólicas, é possível pensar, em ambos os romances, a
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
-
4. Uma vasta surpresa: os prefácios ao romance de Zelda Sayre Fitzgerald
Resumo Este artigo discute, com o aporte teórico da vertente sociológica dos Estudos da Tradução, os prefácios e introduções em língua inglesa e portuguesa do único romance de Zelda Sayre Fitzgerald: Save me the Waltz, escrito e publicado em 1932. Analisaremos primeiro a identidade autoral da escritora tal como construída em seu sistema de origem -
Ilha Desterro. Publicado em: 29/08/2019
-
5. Rastros de cinema na teia literária urbana de Caio Fernando Abreu
RESUMO A meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultura
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019
-
6. Esse vírus de science fiction: doença e alteridade em Caio Fernando Abreu
resumo Neste trabalho, procuramos analisar diferentes formas de apresentação da aids na obra de Caio Fernando Abreu, tendo em vista, sobretudo, dois momentos distintos. O primeiro momento diz respeito à divulgação dos primeiros casos de aids no Brasil, e o segundo, ao momento posterior à confirmação para o próprio autor do diagnóstico da doença. A
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
-
7. Masculinidades subversivas nos romances de Manuel Puig, Caio Fernando Abreu e Jaime Bayly
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-08
-
8. Revisões da masculinidade sob ditadura: Gabeira, Caio e Noll
Este artigo analisa operações sobre a masculinidade realizadas por textos de Fernando Gabeira, Caio Fernando Abreu e João Gilberto Noll da passagem da década de 1970 para a de 1980. No Brasil a abertura política coincidiu com a consolidação do movimento gay, a lei do divórcio, o começo da entrada massiva das mulheres de classe média à força de tr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
-
9. Masculinidades subversivas nos romances de Manuel Puig, Caio Fernando Abreu e Jaime Bayly
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-04
-
10. Gênero e ambivalência sexual na ficção de Caio Fernando Abreu: um olhar oblíquo sobre Onde andará Dulce Veiga?
Este artigo tem como objetivo investigar como Caio Fernando Abreu simultaneamente constrói, representa e esfacela a ideia de identidades sexuais monolíticas em seu romance Onde andará Dulce Veiga? (1990). Usando ferramentas analíticas advindas da narratologia e dos estudos de gênero, esta leitura do romance de Abreu tenta compreender o papel dos entrecr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2012-12
-
11. Da película à narrativa : reflexos do cinema na obra de Caio Fernando Abreu
Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos do cinema como elementos pertencentes ao texto e constituintes do processo criativo na obra de Caio Fernando Abreu. Para demonstrar as afinidades da narrativa do autor com a linguagem fílmica, duas análises são aprofundadas. A primeira delas, a partir do conto ¿Aqueles dois¿, do livro Morangos mofados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
12. "Hoje é dia, mais uma vez, de mudar de casa e de vida": exílio, ficção e história em contos de Caio Fernando Abreu
O presente trabalho consiste em um estudo das imagens literárias do exílio em quatro contos de Caio Fernando Abreu escritos e/ou publicados entre 1974 e 1977: ―Lixo e purpurina‖, ―London, London ou Ajax, brush and rubbish‖, ―Paris não é uma festa‖ e ―Holocausto‖. Tais impressões e imagens do exílio são a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011