Camargo Guarnieri
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. O pensamento intelectual e sua preservação: uma análise a partir do Fundo Waldisa Rússio Camargo Guarnieri
RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a utilização de documentos presentes no Fundo Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, salvaguardado no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), na tentativa de retomada do pensamento da professora e museóloga brasileira Waldisa Rússio, com a apresentação de análise de
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/01/2020
-
2. Fundo Camargo Guarnieri: reflexões multidisciplinares
RESUMO Este texto apresenta o histórico do arquivo pessoal do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) desde a formação até sua chegada à instituição de guarda, o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Verifica-se esforço sistemático do titular na construção de um legado arquivístico em coerência com sua narrativa de vida tanto como
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
3. Procedimentos composicionais utilizados no Ponteio Nº2 de Pedro Miguel a partir da modelagem do Ponteio Nº12 de Camargo Guarnieri
Este artigo trata da modelagem do sistema composicional utilizado pelo compositor Camargo Guarnieri (19071993), na criação do Ponteio Nº12, do Segundo caderno de sua série para piano denominada Ponteios. Esta modelagem foi realizada a partir da observação detalhada do comportamento de diversos parâmetros musicais utilizados pelo autor nessa obra. Com
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
4. Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnicointerpretativo e tratamento editorial
The present work relates to a technical and interpretative study of Camargo Guarnieris Sonata for viola and piano (1950). Initially, a biographic study about the composer is done, as well as his musical career and major artistic achievements. It includes a formal analysis of the Sonata, aiming to give emphasis to its compositional aspects. Questions related
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2011
-
5. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
6. Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro / Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire
Este estudo investiga a orquestração e a instrumentação de quatro peças que se figuram dentro da escola nacionalista brasileira, com o objetivo de conhecer as influências externas, os traços criativos, semelhanças e suas particularidades. As quatro obras são: Série Brasileira (1888-1896) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) de Heito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
7. Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações
No presente trabalho, dez gravações do Ponteio n° 49 de Camargo Guarnieri (1907- 1993) foram analisadas e comparadas com o objetivo de encontrar traços interpretativos comuns bem como características singulares. A teoria dos gestos musicais de Robert Hatten amparou a análise do conteúdo gestual inferido da partitura. Os dados de tempo e dinâmica fora
Publicado em: 2011
-
8. Obra de difusão interdita de Camargo Guarnieri: catálogo comentado dos manuscritos / Interdicted Work of Diffusion of Camargo Guarnieri: special list of musical manuscripts.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma um catálogo comentado de manuscritos musicais é importante ferramenta de pesquisa, que pode apoiar a musicologia na tarefa de análise de documentos, levando à compreensão dos diversos aspectos que envolvem o binômio compositor/composição. Aliando conceitos da teoria arquivística e do estu
Publicado em: 2010
-
9. Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
Esta dissertação trata da relação entre discurso nacionalista e prática composicional no contexto do nacionalismo musical brasileiro ocorrido no século XX e tem como objeto de estudo as Sonatinas para piano do compositor Camargo Guarnieri. Através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática do nacionalismo, utilizando escritos de autores das Ci
Publicado em: 2010
-
10. Camargo Guarnieri: memórias e reflexões sobre a música no Brasil / Camargo Guarnieri: memórias e reflexões sobre a música no Brasil
Ao longo de sua carreira diversas vezes a mídia impressa procurou Camargo Guarnieri para que ele concedesse declarações sobre diversos assuntos. O compositor guardou em seu acervo pessoal estes documentos cujo recorte temporal é grande (1929 1992). Desta forma temos registradas as reflexões do compositor em diversos momentos de sua vida. Este trabalho a
Publicado em: 2009
-
11. Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri
Neste trabalho, analiso o Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) de Camargo Guarnieri (1907-1993) tendo como pano de fundo uma contextualização sobre o nacionalismo e o neoclassicismo na obra de Guarnieri. Se, por um lado, o nacionalismo oriundo dos movimentos modernistas vinculava-se a uma proposta de "normalização dos caracteres étnicos perman
Publicado em: 2009
-
12. Concerto n. 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos.
The purpose of this research was to study the Concerto no. 1 for Violin and Orchestra by Camargo Guarnieri. One of its main goals was the search for elements of the Brazilian musical nationalism present in this work. Thus, in order to achieve this first goal, an analysis was done based on the Ensaio sobre a música brasileira by Mário de Andrade. Where the
Publicado em: 2009