Cantores Populares
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Desvantagem vocal em cantores populares
RESUMO Objetivo verificar a associação das características sociodemográficas, ocupacionais, de estilo de vida e saúde com a desvantagem vocal de cantores populares. Métodos estudo observacional transversal com amostra de conveniência, composta por cantores populares. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com 21 perguntas, além d
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 03/10/2019
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2. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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3. Avaliação dos aspectos temporais em cantores populares
RESUMO Objetivo: Avaliar o processamento temporal de cantores populares que tocam ou não instrumento musical. Métodos: O estudo foi composto por 30 cantores populares de bandas baile,15 dos quais cantam e tocam instrumento(s) musical(is) (G1) e 15 apenas cantam (G2). Todos os participantes foram submetidos à realização da avaliação audiológica b�
CoDAS. Publicado em: 2015-12
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4. Efeitos da reabilitação fonoaudiológica na desvantagem vocal de cantores populares profissionais
Objetivo Verificar o efeito de um programa de reabilitação de voz na desvantagem vocal autorrelatada por um questionário, em cantores populares profissionais com disfonia. Métodos Quarenta e nove cantores populares profissionais, entre 18 e 45 anos, avaliados pelo otorrinolaringologista e diagnosticados como portadores de disfonia comportamental, com
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 2014-04
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5. Desvantagem vocal no canto mapeado por diferentes protocolos de autoavaliacao
OBJETIVO: Mapear desvantagens vocais em cantores populares por meio de protocolos de autoavaliação: um genérico (IDV) e outros dois específicos para canto (IDV-C e IDCM). MÉTODOS: Cinquenta cantores, 25 de cada gênero, 23 com queixa vocal e 27 sem queixa vocal responderam aos 3 protocolos, apresentados em ordem casual. Para a comparação dos res
CoDAS. Publicado em: 23/10/2013
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6. Influência da queixa e do estilo de canto na desvantagem vocal de cantores
O objetivo deste trabalho foi verificar se a diferença nos estilos de canto e a presença de queixas de voz influenciam na percepção de desvantagem vocal de cantores. Foram selecionados 118 protocolos de autoavaliação da desvantagem vocal no canto referentes a 17 cantores populares com queixas vocais, 42 populares sem queixas, 17 clássicos com queixas
J. Soc. Bras. Fonoaudiol.. Publicado em: 2012
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7. Dor em cantores populares
OBJETIVO: Identificar e caracterizar a presença de dores corporais em cantores populares, verificar se há diferença no relato de dor de acordo com o gênero e relacionar com dados referentes a questões vocais e de uso da voz desta população. MÉTODOS: Aplicou-se um questionário autoexplicativo em 100 cantores populares (50 homens e 50 mulheres) que in
J. Soc. Bras. Fonoaudiol.. Publicado em: 2012
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8. Intervenção fonoaudiológica em grupo a cantores populares: estudo prospectivo controlado
OBJETIVO: Verificar os benefícios de um programa de aperfeiçoamento vocal em grupo a cantores populares. MÉTODOS: Trata-se de estudo de intervenção, quase experimental, realizado com 37 cantores populares de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 40 anos e qualidade vocal adaptada. Os participantes foram divididos em dois grupos: Intervenção (GI) e
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2012
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9. Comportamento vocal de cantores populares
OBJETIVO: investigar aspectos do histórico, hábitos e comportamentos vocais de cantores populares, conforme o sexo e as categorias profissional e amador. MÉTODO: entrevista com 47 cantores, 25 homens e 22 mulheres. RESULTADOS: significância estatística nos seguintes achados: MASCULINO - microfone nos ensaios, ausência de problemas vocais diagnosticados
Revista CEFAC. Publicado em: 30/09/2011
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10. Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares
OBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissio
Revista CEFAC. Publicado em: 19/11/2010
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11. Aprendizagem musical no canto popular em contexto informal e formal : perspectiva dos cantores no Distrito Federal / Musical learning in popular singing in formal and informal contexts : perspectives of the singers in the Federal District
A recente inclusão de cursos de música popular nos circuitos acadêmicos acontece em um cenário no qual as práticas de aprendizagem vivenciadas pelos músicos populares em contextos informais ainda são pouco consideradas. No Distrito Federal, o Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) é a única escola técnica que ofe
Publicado em: 2010
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12. Programa de Apoio Respiratório Sonorizado: processo de aprendizado de cantores populares / Voiced Breathing Support Program: the learning process of popular singers
INTRODUÇÃO: no campo da voz cantada, as relações estabelecidas entre o domínio da respiração e a emissão vocal do cantor sempre foram assuntos geradores de polêmica. Nesse ponto, o apoio respiratório é um dos principais agentes. Vale ressaltar, também, que poucos estudos apresentaram propostas práticas direcionadas para seu aprendizado. OBJETIVO
Publicado em: 2010