Censura Ao Teatro
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1. The Rusty Butler archive: revelations of cultural repression during the brazilian military dictatorship
RESUMO Os vinte e um anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) foram marcados por severa repressão, pois os censores governamentais procuravam controlar a mídia e a produção artística. Durante esses anos tensos, como tem sido bem documentado, jornalistas, acadêmicos, escritores e artistas às vezes lutaram por dar voz a sua oposição ao controle
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. Zoe: vida comum ameaçada
Resumo: Em 2017, o espetáculo de dança Zoe, dirigido pela coreógrafa Francini Barros, foi alvo de censura, por iniciar com um performer nu, na calçada do Teatro Apolo, em Recife. O fato ensejou uma reflexão sobre a arte como mecanismo instaurador de uma utopia frente ao conservadorismo neoliberal. O trabalho que ora se apresenta tem por objetivo compree
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 11/03/2019
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3. O TRADUTOR DOS ABOMINÁVEIS PRINCÍPIOS: José Pedro de Azevedo Sousa da Câmara e a circulação dos escritos de Voltaire em Portugal e no Brasil (1790-1834)
RESUMO O presente artigo investiga a vida e a obra do desembargador José Pedro de Azevedo Sousa da Câmara, o mais importante tradutor dos textos de Voltaire para a língua portuguesa, entre os séculos XVIII e XIX. Sob anonimato, ludibriando o aparato da censura portuguesa, o desembargador publicou as tragédias políticas do filósofo francês, que circul
História. Publicado em: 19/12/2016
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4. Da resistência à desobediência: Augusto Boal e a I Feira Paulista de Opinião (1968)
Resumo Em 1968, Augusto Boal dirigiu a I Feira Paulista de Opinião, mobilizando artistas de teatro, música, poesia, cinema, fotografia e artes plásticas. A peça sofreu a censura prévia do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP), que lhe aplicou dezenas de cortes que afetariam drasticamente o entendimento pelo público. Muitos dos participante
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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5. O ato da sociedade paulista - Opinião pública e censura ao teatro de 1957 a 1968: manifestações populares presentes nos processos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA/USP / The act of paulista society The public opinion and theater censorship between 1957/1968: popular manifestations in the processes of Arquivo Miroel Silveira, Library of ECA/USP. 2012
Na sociedade de massas, os processos de comunicação dos grupos estão, de modo imediato, sob a influência dos meios de comunicação de massa ou intermediados por líderes de opinião. Partindo de questões como a opinião pública, a identidade cultural e a contextualização histórica e social, esta pesquisa focou-se nos processos de censura ao teatro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2012
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6. A era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas entre 1930 e 1945 em São Paulo
O presente trabalho, A Era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas entre 1930 e 1945 em São Paulo, de autoria de Valmir Mendes dos Santos Junior, tem como objetivo compreender as ações do governo Vargas na área artística, especificamente com relação ao teatro, a partir de um levantamento realizado no Arquivo Miroel Silveira, da Esco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/11/2011
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7. Coincidências da censura - figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do arquivo de Miroel Silveira / Coincidências da censura - figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do arquivo de Miroel Silveira
A partir dos processos de censura previa ao teatro contidos no Arquivo Miroel Silveira (AMS), investigaremos a ação censória sobre o texto das pecas liberadas com cortes. Analisaremos os casos em que o veto incidiu sobre trechos censurados construídos com figuras de linguagem, buscando compreender o funcionamento da lógica da censura em seu caráter de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/05/2011
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8. Cena Teatral e Recepção Estética o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos q
Publicado em: 2011
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9. Há uma bomba no teatro : um estudo sobre o movimento teatral em Pelotas e Porto Alegre em tempo de Estado de Exceção (1964 1975)
Esta pesquisa objetiva compreender a forma como, após o golpe militar de 1964, que levou a instalação do Estado de exceção no Brasil e gerou um progressivo cerceamento da liberdade e acirramento da censura, os grupos teatrais de Pelotas e Porto Alegre posicionaram-se em relação ao Regime Militar (1964-1985), debateram e inseriram temáticas de cunho p
Publicado em: 2010
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10. Miroel Silveira - um homem de teatro no espírito do seu tempo / Miroel Silveira - um homem de teatro no espírito do seu tempo
Miroel Silveira participou da cena teatral brasileira no seu período de formação, entre 1930 e 1986. A partir de sua produção cultural como autor, tradutor, acadêmico e, principalmente como crítico, será analisada a trajetória e a contextualização dessa produção tendo por referência a história do teatro e o momento político-cultural em que fo
Publicado em: 2010
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11. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
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12. Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia
A obra é fruto de tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 2007. Aborda questões relativas ao teatro em meio ao ideário contracultural, investindo sua argumentação contra a afirmação de que a produção teatral que se dá de 1968 a 1974 é destituída de criticidade. Propondo outro ponto de vista, o livro apresenta e analisa a produção teatral para afirmar que não houve um "vazio cultural" durante o período em que o governo civil-militar esteve no poder e utilizou a censura e a repressão para calar os artistas.
Autor(es): Leão, Raimundo Matos de
EDUFBA. Publicado em: 2009