Ciencia Iluminista
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Celso Furtado as ‘Romantic Economist’ from Brazil’s Sertão
RESUMO Em The Romantic Economist (2009), Richard Bronk lamenta que o pensamento iluminista tenha dominado a economia durante sua formação como ciência. O “Movimento Romântico” seria um contraponto, mas foi mantido distante. A economia abraçou a centralidade da racionalidade e preceitos iluministas, tornando-se uma “física-social”. Desde então,
Brazil. J. Polit. Econ.. Publicado em: 17/10/2019
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2. Escrita, Luzes, Nação e Império nos textos e paratextos de escritores e tradutores luso-brasileiros no século XVIII
Resumo A historiografia sobre o século XVIII português tem visto os súditos da coroa portuguesa nascidos no Brasil com crescente interesse, dada sua intensa participação em diversos aspectos da administração do Império, particularmente na investigação científica feita através de viagens naturalistas, na participação em espaços de sociabilidade
História. Publicado em: 14/01/2019
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3. PROGRESSO E DEPRAVAÇÃO: A CULTURA COMO REMÉDIO
RESUMO O pensamento iluminista defendia que a ciência e as artes proporcionaram o desenvolvimento da razão e a melhoria dos costumes. A posição contrária, tomada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), rendeu-lhe o prêmio da Academia de Dijon e o fez, depois da publicação de outras obras, um defensor da natureza e do homem natural. Diante d
Kriterion. Publicado em: 2016-08
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4. Discurso médico e práticas alimentares no Hospital Real de Moçambique no início do século XIX
Com base em estudos e documentos de arquivo, explora-se o modo como as práticas médicas europeias que relacionavam dieta e saúde, no início do século XIX, foram transpostas para África, especificamente Moçambique. Examina-se a evolução das teorias europeias sobre o papel preventivo e terapêutico da alimentação, destacando-se as concepções da me
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2014-06
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5. O paradoxo de Bergson: diferença e holismo na antropologia do Ocidente
A antropologia do Ocidente, enquanto projeto de conhecimento comparado da experiência humana, decorre de uma disposição em acolher a diferença e o holismo como foco e método de sua lide, em contraposição aos valores que norteiam a ciência iluminista, redutora da complexidade e potência dos fenômenos humanos. Porém, ao assumi-la, dirigindo-se para
Mana. Publicado em: 2012-12
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6. Racionalidade dialética entre mito e esclarecimento :uma leitura da Dialética do esclarecimento, de T. W. Adorno e M. Horkheimer
Este estudo investiga a crítica realizada por Theodor Adorno e Max Horkheimer ao conceito de racionalidade moderna, na Dialética do Esclarecimento, que tem seu ápice nas promessas essencialmente iluministas. Ao abordarem de maneira sucinta e ímpar a origem do logos ocidental, perceberam que a genealogia do conhecimento, o seu núcleo central, está na ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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7. Os tradutores da Casa do Arco do Cego e a ciência iluminista: a conciliação pelas palavras
Entre 1799 e 1801, funcionou em Lisboa a Casa Literária do Arco do Cego. Voltada para a publicação de obras científicas e didáticas ligadas à aplicação das ciências naturais, a Arco do Cego foi dirigida pelo frei José Mariano da Conceição Veloso, naturalista brasileiro e tradutor incansável. Para realizar o objetivo de trazer o progresso para o
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2011-12
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8. Educação científica no contexto pós-ontológico: por uma concepção plural de conhecimento e educação
O desenrolar deste trabalho surge da pesquisa de caráter sociológico e filosófico contemplando também outros enfoques que visa responder as seguintes indagações: Qual a responsabilidade do ensino de ciências para a imagem que se tem de ciência?; Qual educação científica deveria estar sendo desenhada para os dias de hoje?. Após tratar dos pressupo
Publicado em: 2010
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9. A fundamentação da moral em Jürgen Habermas
Esta dissertação analisa a fundamentação da moral desenvolvida pela ética do discurso de Jürgen Habermas. Defende que a ética do discurso de J. Habermas dá conta do projeto iluminista de uma moral racional ao situar o problema da fundamentação nos termos da filosofia da linguagem após a virada lingüística pragmática. Para desenvolver a análise
Publicado em: 2007
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10. A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil
Esta pesquisa pretende estudar a história da estatística e suas incursões pelas diversas áreas do conhecimento científico. Abordaremos os registros estatísticos contidos no Domesday Book, a aplicação da estatística aos fenômenos populacionais (posteriormente denominados de demografia), o uso dos registros matemáticos contidos nos boletins de nasci
Publicado em: 2006
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11. Alguns aspectos da questão sanitária das cidades de Portugal e suas colônias: dos saberes olfativos medievais à emergência de uma ciência da salubridade iluminista
O reino da podridão foi instaurado nos espaços urbanos medievais pelos detritos das atividades econômicas e pelos excrementos produzidos pelos moradores. Simultaneamente, instalou-se o reino da peste, o que os levaria a estabelecer uma interconexão de causa e efeito entre ambas as coisas. A secular convivência com monturos e esterqueiras resultaria numa
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2005-06
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12. Os horizontes de Prometeu: considerações para uma crítica da modernidade
O artigo discute inicialmente as concepções centrais do neoliberalismo e da multifacética crise de civilização, decorrentes da unilateralidade da perspectiva iluminista. Afirmando a necessidade de recuperar a perspectiva crítica, insere a consideração das políticas econômicas neoliberais e de suas conseqüências políticas, sociais e culturais na
Physis: Revista de Saúde Coletiva. Publicado em: 2005