Cinema Argentino
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. La flor, de Mariano Llinás: o cinema reencontra a literatura
RESUMO O objetivo deste artigo é estudar a relação entre cinema e literatura no filme La flor (2018), do cineasta argentino Mariano Llinás. Ao utilizar a hermenêutica como metodologia de pesquisa, buscamos compreender as perspectivas interpretativas que emergem do filme e o modo como se relacionam com os recursos literários e cinematográficos empregad
Estudos Avançados. Publicado em: 2023
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2. Elefante branco: espaço urbano, ruínas e violência.
RESUMO Pensaremos o filme Elefante branco (Elefante blanco, 2012), de Pablo Trapero, a partir do espaço urbano que ele representa/cria. A ruína enquanto espectro, tanto do fracasso quanto da resistência, modulará a análise dessa produção, que aposta na mobilização de ideias que cercam um universo complexo como a favela - entre elas, além da imagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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3. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
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4. Uma hermenêutica de sexualidades anti-identitarias no cinema argentino contemporâneo
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar cinco expoentes do cinema argentino contemporâneo à luz de elementos aportados da matriz conceitual da Teoria Queer, principalmente da tradição Butleriana, para localizar a possibilidade de um erótico fora dos limites impostos pelo heteronorma e a classificação das identidades.
Sex., Salud Soc. (Rio J.). Publicado em: 2018-04
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5. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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6. O novo show cinema como estratégia comercial. Uma análise das tendências de consumo de salas de cinema
Resumo A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-12
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7. A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945)
Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
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8. Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina
Este artigo busca examinar em filmes argentinos (notadamente valentín, Kamchatka e O segredo dos seus olhos) o procedimento da contraluz, entendido como um modo de composição narrativa em que eventos relacionados a ditaduras e outras formas de repressão movem-se no escuro, porém atuando agudamente sobre a trajetória das personagens. A partir de uma bre
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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9. A identidade nacional na obra cinematográfica argentina de Libertad Lamarque
Neste artigo, propõe-se uma análise da forma como a identidade nacional argentina foi representada na obra cinematográfica de Libertad Lamarque. Essa artista recebeu, como cantora, o título de Reina del Tango e foi, também, a principal protagonista do cinema argentino dos anos 1930 e 1940. Sua trajetória artística na Argentina foi interrompida bruscam
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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10. Sexualidades marginais nas bordas do texto: cinema, política e performatividade de gênero em El beso de la mujer araña
Este artigo pretende discutir algumas das ambivalentes relações entre cinema, política e performatividade de gênero no romance El beso de la mujer araña [O beijo da mulher-aranha], romance argentino escrito por Manuel Puig e publicado pela primeira vez em 1976. Embora esse romance não seja o primeiro a problematizar gênero e performatividade no contex
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2013-12
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11. Dois casos de intersexualidade no cinema argentino
Este artigo analisa os filmes argentinos XXY (Luzia Puenzo, 2007) e O último verão da boyita (Julia Solomonoff, 2009) para indagar sobre o modo com que a intersexualidade pode ser lida a partir das conceitualizações de anatomopolítica individual e regulações populacionais que Michel Foucault descreve, principalmente em seus cursos Os anormais e Defend
Sex., Salud Soc. (Rio J.). Publicado em: 2013-08
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12. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena
A presente pesquisa busca refletir sobre a exploração de narrativas pessoais na cena teatral contemporânea como possibilidade de gerar confronto entre realidade e ficção no âmbito na encenação. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte foi estruturada a partir de formulações teóricas que ponderam acerca da concepção do real no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012