Cinema Documentario Brasileiro
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
1. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
A pretexto de nos falar sobre cinema, Makota Valdina, professora militante e religiosa da Bahia, nos legou essa lição de vida em uma das sessões do CachoeiraDoc, o festival de documentários de Cachoeira cuja memória de ação e reflexão compõem esta obra. Desaguar em cinema, por meio de um ajuntamento de vozes diversas de pesquisadoras(es), cineastas e ativistas, em abordagens multidisciplinares, tenta dar vazão ao fértil movimento do documentário brasileiro contemporâneo que nutriu e foi nutrido pelo festival pioneiro no gênero Norte-Nordeste no Brasil. Trata-se de um festival – e de um livro – dedicado ao cinema impregnado pela vida.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
-
2. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
3. Cinema de intervenção: memória, cumplicidade e incorporação do documentário como linguagem importante ao movimento operário brasileiro dos anos 1970 e 1980
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2017-04
-
4. Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme As Hipermulheres
Resumo Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos filmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
5. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro
Resumo Dos seus documentários em locações reais aos filmados em ambientes fechados, o cineasta Eduardo Coutinho investigou incansavelmente os modos de falar de seus personagens, suas “invenções verbais”, suas possibilidades de fabular, captando nesse movimento a complexidade e as modulações da língua portuguesa de camadas diversas da população
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
6. Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura
A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
7. Cinema documentário, política de boa vizinhança e a construção de uma imagem do Brasil na década de 1940
O artigo analisa a construção de uma imagem do Brasil pelos norte-americanos. Partimos do exame de documentos do Conselho de Fiscalização das Expedições Científicas e Artísticas Nacionais, procurando identificar a significação da preocupação com a construção de tal imagem por parte de agências e representantes governamentais, correlacionando-a
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-04
-
8. A paisagem narrativa do nordeste e dos nordestinos nos filmes de Vladimir Carvalho / The narrative landscape of Northeast and northeasterns in the movies of Vladimir Carvalho
A paisagem narrativa é um conceito abstrato de movimento que se concretiza na observação da paisagem física, histórica e geográfica, assim como na paisagem fílmica. Aqui, a paisagem geográfica é analisada sob o ponto de vista de uma geografia retrospectiva, numa leitura de narrativização, a partir das imagens de filmes documentários. Essa leitura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
9. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
10. Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo / Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
11. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
-
12. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011