Cinema Experimental
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
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1. O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
RESUMO Ao longo dos últimos 100 anos, o ideário modernista foi objeto de numerosas releituras, atualizações e revisões críticas. A partir de meados do século XX, artistas de diversos campos - literatura, teatro, cinema, artes visuais e canção popular, entre outros - tomaram as vanguardas da década de 1920 como matrizes de invenção e pensamento, q
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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2. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea
Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interd
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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3. Films as an Educational Resource in the Teaching of Humanistic Attitudes to Medicine Students
RESUMO Introdução A educação médica contemporânea prioriza o desenvolvimento de conhecimento científico e habilidades técnicas, associados a atitudes profissionais. Atitudes são componentes da habilidade afetiva e influenciam a prática médica, por isso devem ser ensinadas sistematicamente durante a graduação. A utilização de filmes como recur
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 13/01/2020
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4. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
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5. O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
RESUMO O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração do objeto, são abordados o gêner
An. mus. paul.. Publicado em: 25/06/2018
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6. Lágrima-Pantera, a míssil: cinema Subterrânia.
Resumo Propõe-se discutir o contexto específico da realização e analisar sequências do filme Lágrima-Pantera, a míssil, de Júlio Bressane, buscando-se compreender a importância da parceria e do trabalho pregresso de Hélio Oiticica em sua ideação e realização. Observa-se que esse intercâmbio é atravessado por um interesse comum pelo cinema ama
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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7. Agripina é Roma-Manhattan, um belo quase-filme de HO.
Resumo Não faz maior sentido perder-se em discussões sobre ser ou não inacabada a realização de Hélio Oiticica rodada na Wall Street de 1972 levando-se em conta o filme que temos visto desde 1992 (em quase todas as retrospectivas do artista mundo afora) enquanto uma obra experimental concebida a partir da prática superoitista brasileira daquele iníci
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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8. 1970: pause / play.
Resumo Este artigo aprofunda a trajetória de Hélio Oiticica durante o ano de 1970. Trata-se do momento em que ele retorna de uma série de viagens e trabalhos internacionais em 1969 e se prepara para um longo período vivendo em Manhattan a partir de 1971. Nesse breve interregno carioca, Oiticica simultaneamente faz balanços de seus últimos anos de traba
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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9. Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico.
Cad. CEDES. Publicado em: 2014-04
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10. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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11. O mundo dos monstros. Estudo sobre France/tour/détour/deux/enfants, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville / The world of the monsters a study on France/tour/détour/deux/enfants, by Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville.
France/tour/détour/deux/enfants é uma série produzida em 1979 por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville para a televisão francesa que foi ao ar em abril de 1980 pelo canal Antenne 2. Esta dissertação tem como objetivo contextualizar essa fase da obra godardiana em parceria com Miéville, indicando procedimentos internos à produção dessa série que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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12. UMA LINGUAGEM PARA AS NOVAS MÍDIAS: A montagem audiovisual como base para a constituição do cinema interativo
Esta tese apresenta um estudo de linguagem para a produção de obras audiovisuais de caráter interativo. Esse estudo justifica-se pela demanda existente nesse campo, em especial para produtos aplicáveis a ambientes de exibição que proporcionam interatividade aos usuários, como a televisão digital interativa, a Internet e a telefonia móvel. Foram estu
Publicado em: 2010