Cinema Marginal Brasileiro
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir à crítica feminista do cinema a partir da análise da representação das mulheres negras nos longas-metragens brasileiros de maior público dos últimos anos. Este esforço se divide em três partes: em primeiro lugar, revisamos os estudos sobre o tema, mostrando que a articulação entre raça e gênero tem s
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 04/07/2019
-
2. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
-
3. Maiakóvski em Cuba: a visão dos trópicos em Minha descoberta da América, Sou Cuba, Tristes Trópicos e Hitler, Terceiro Mundo
Resumo Este artigo explora a ideia do “exótico” como um entre-lugar entre o novo e o familiar. É através desse lugar intermediário que Vladímir Maiakóvski, em um poema da Minha Descoberta da América, chega ao âmago dos problemas socioeconômicos de Cuba, que Fernando Ortiz analisará quinze anos mais tarde no seu Contraponto cubano do tab
Alea. Publicado em: 2017-05
-
4. On Brazilian cinema : a portrait of director and producer Walter Salles
Walter Salles is probably the most widely known Brazilian director and producer. This article offers a portrait of his work over the last two decades as part of the cinematic and cultural changes that took place in Brazil. It starts with a historical overview of Brazilian film history and will then take a closer look at the films directed by Salles and his a
Publicado em: 2010
-
5. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
6. THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA / O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
The dissertation Poster design in Cinema Marginal and Pornochanchada aims at understanding the way the movie posters from these films genres, in the era between 1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics, marks from the historical moment in which they were produced. To achieve this, the selected pieces are analysed from a mainly symbolic perspec
Publicado em: 2008
-
7. O bandido e o invasor: transgressão no cinema brasileiro
The aim of this present study is to compare Beto Brants film O Invasor (2002) and Rogério Sganzerlas film O Bandido da Luz Vermelha (1968) analyzing transgression in Brazilian cinema. Based on its appearance in the cultural, aesthetic and sociological theory, a concept of transgression is studied in cinema. The research aims to revise the manifestations of
Publicado em: 2006
-
8. O Marginal no Cinema Brasileiro Contemporâneo: A Representação dos Matadores nos Filmes O Invasor e O Homem do Ano / The Marginal in the Contemporary Brazilian Cinema: The representation of the Killers from the movies The Transpasser and The Man of the Year
O presente trabalho analisa dois filmes recentes do cinema contemporâneo brasileiro (O Invasor e O Homem do Ano) sob os prismas da marginalidade e da violência e sua relação com a sociedade brasileira atual. Num primeiro momento, será buscado o conceito de marginalidade válido para este projeto, tendo em vista sua evolução no decorrer do século XX.
Publicado em: 2005
-
9. The outlaw image in New Brasilian Cinema / A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
O presente trabalho visa a entender como é constituída a imagem do bandido em filmes brasileiros recentes, comparando-a com a figura do bandido social do Cinema Novo e Marginal. O trabalho parte do pressuposto de que existe uma releitura da figura do bandido social dos anos 60 nos filmes brasileiros da atualidade. No percurso, busca compreender o recente q
Publicado em: 2005