Cinema Russo
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Iuri Lótman e a semiótica do teatro
RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. Maiakóvski em Cuba: a visão dos trópicos em Minha descoberta da América, Sou Cuba, Tristes Trópicos e Hitler, Terceiro Mundo
Resumo Este artigo explora a ideia do “exótico” como um entre-lugar entre o novo e o familiar. É através desse lugar intermediário que Vladímir Maiakóvski, em um poema da Minha Descoberta da América, chega ao âmago dos problemas socioeconômicos de Cuba, que Fernando Ortiz analisará quinze anos mais tarde no seu Contraponto cubano do tab
Alea. Publicado em: 2017-05
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3. Cristais de tempo: o cinema de Andrei Tarkovski
Resumo A ideia desse estudo é analisar a obra do cineasta russo Andrei Tarkovski, principalmente os filmes Stalker e o Espelho a partir de categorias deleuzianas sobre o cinema, tendo como foco a percepção de tempo cinematográfica presente nos livros Imagem movimento e Imagem tempo. Pretendemos propor uma relação direta entre o conceito de imagem-crist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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4. Capitu no cinema: do roteiro ao texto fílmico
A literatura e o cinema, embora possuam linguagens diferentes, visto que enquanto este se utiliza predominantemente de uma linguagem audiovisual aquela faz uso de uma linguagem verbal, ambos apresentam um traço característico que consiste na possibilidade de narrar um enredo ficcional. Esse traço é um dos responsáveis pela relação existente entre essa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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5. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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6. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
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7. Estratégias de construção no cinema de Andriêi Tarkóvski: a perspectiva inversa como procedimento
Essa tese propõe estudar estratégias de construção no cinema do cineasta russo (soviético) Andriêi Arsiénievitch Tarkóvski, estabelecendo o campo de análise nos sete longas-metragens realizados por ele entre 1962 e 1986. A hipótese central é que a obra cinematográfica tarkóvskiana se fez, a partir da articulação de procedimentos inerentes ao m
Publicado em: 2007
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8. O erotismo mítico da ninfeta
Esta dissertação estabelece uma leitura, no campo das ciências sociais, com base numa arqueologia moderna, da figura da ninfeta, na construção romanesca do século XX. O livro do autor russo Wladimir Nabokov, intitulado Lolita, constitui nosso corpus literário, juntamente com o autor nacional, Mário Donato, Presença de Anita. Tais obras tiveram uma r
Publicado em: 2007
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9. Documentário: ensaio e experimentação
A tese Documentário ensaio e experimentação defende a realização de uma linha de documentários ensaísticos e experimentais que dialoguem com os avanços mais conseqüentes das vanguardas literárias e artísticas radicais do século XX. Para a tese, essas vanguardas, de alguma forma, já despontavam no cerne de suas realizações um tipo de produção
Publicado em: 2005
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10. O horizonte de sagrado na obra do cineasta russo Andrey Tarkovsky : o caso Andrey Rublev / The sacred horizon in the work of the russian film-maker Andrey Tarkovsky: the movie Andrey Rublev
In this text, I aim try to identify the creative impulse of Russian film-maker Andrey Tarkovsky by means of the interpretativa key that I call horizon of sacred. The objective of this is to understand what are and which are the repercussions of the sacred, or either, the expression of the metaphysic feeling, as horizont of the creative and theorical practica
Publicado em: 2005
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11. Solaris e Stalker : aplicação de uma poetica da leitura na area transicional de jogo entre filme-espectador
Desde o início do cinema, quando começaram a ser elaboradas as primeiras teorias cinematográficas, já existiam, nas análises fílmicas, pressupostos que tentavam definir a figura do espectador, o que ocasionou o surgimento de um pensamento heterogêneo com relação a sua função como sujeito que assiste a uma manifestação artística. Este trabalho p
Publicado em: 2000