Clarineta
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen: contexto, análises e interpretações
Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produ
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
2. Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Santoro: uma análise
Estudo analítico abordando os aspectos estruturais da Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989), que propõe uma segmentação formal a partir da análise motívica da obra, identificando seus elementos constitutivos e procurando elaborar e responder questões investigativas. Ao fornecer subsídios que possam aux
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
3. Síntese por modelagem física da clarineta : modelo por guia de ondas com escoamento / Synthesis by physical modeling of the clarinet : model using waveguides with flow
Este trabalho aplica a técnica do guia de ondas digital ("Digital Waveguide") na síntese de instrumentos de sopro da família das madeiras, em particular, da clarineta. Esta técnica foi desenvolvida na década de 1980 e, desde então, tem sido utilizada em síntese de instrumentosmusicais por modelagem física. A técnica consiste, grosso modo, no process
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
4. Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio pa
Publicado em: 2009
-
5. Frevos para clarinete: uma historia de resistencia a cada passo.
No intuito de coletar dados para esta pesquisa, conduzimos uma busca por meio de gravações, partituras, artigos, revistas e livros, além de entrevistas, sendo enfim selecionado um repertório de frevos para clarineta solo. Após o levantamento de um repertório de frevos para clarineta solo, observamos a necessidade de direcionar uma investigação sob um
Publicado em: 2008
-
6. A configuração das memórias em Solo de clarineta de Érico Verissimo
Análise do discurso autobiográfico em Solo de Clarineta (1976), de Érico Verissimo, focalizando a questão da configuração das formas confessionais e, dentre elas, a da escrita das memórias. Para tanto, utilizam-se conceitos apresentados por Lejeune (1994), Caballé (1995) e Halbwachs (1990). Após a leitura da critica sobre a obra, busca-se a singular
Publicado em: 2008
-
7. Um sopro de clarineta no Brasil : resgate de "Crônica de um dia de verão" : fantasia para clarineta e orquestra de cordas de Almeida Prado / A clarinet s blowing in Brasil : cronic of a summer day : fantasy for clarinet and string orchestra by Almeida Prado - Rescue"
Este trabalho tem como objetivos apresentar uma edição de ?Crônica de Um Dia de Verão-Fantasia para Clarineta Bb e Orquestra de Cordas? por meio de um estudo analítico, com informações adicionais fornecidas pelo próprio compositor. A proposta é de que estas informações contribuam para uma melhor compreensão do discurso musical e consequëntemente
Publicado em: 2007
-
8. Manuel Tranquillino Bastos: um estudo de duas obras para clarineta. / Manuel Tranquillino Bastos: a study of the two clarinet works.
This work aims to rescue works for clarinet by Bahias band directors and to study the pieces Serenata Anthenorina for clarinet and piano and Variações Requinta Concertante for Eb clarinet and band, both written by Manuel Tranquillino Bastos, through a descriptive, analitical and historical approach. Manuel Tranquillino Bastos was born in Cachoeira-Bahia, o
Publicado em: 2007
-
9. Quatro peças para clarineta e piano de Osvaldo Lacerda: um estudo interpretativo.
Este trabalho consiste em um estudo analítico das Quatro Peças para Clarineta e Piano de Osvaldo Lacerda, demonstrando que sua construção composicional tem uma estrutura singular. Identificou-se que ela tem uma estrutura composicional composta por quatro pilares melódicos-harmônicos. Esta estrutura tem características próprias dentro do contexto moda
Publicado em: 2006
-
10. Maestro Antonio Amâncio e seus choros para clarineta.
Esta dissertação aborda a história de vida, obra musical e cinco choros para clarineta do maestro paraibano Antonio Amâncio de Oliveira. Assim, buscamos traçar um perfil de suas atividades culturais como clarinetista e saxofonista, como maestro de bandas e orquestras de frevo, como professor de teoria musical e de instrumento e como compositor. Neste am
Publicado em: 2005
-
11. Avaliação psicoacústica de Barrilhetes: variações novas percebidas na clarineta
Seguindo a tendência de retomada das pesquisas que buscam o aprimoramento da acústica da clarineta iniciado por volta da década de 1950, particularmente essa pesquisa teve como foco de investigação científica o estudo da importância e influência do Barrilhete na estruturação do timbre da clarineta. Para isso foram utilizado 4 diferentes modelos de
Publicado em: 2005
-
12. Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição.
Esse Memorial descreve um trabalho conjunto entre estudantes de composição e intérprete no âmbito da criação e preparação para execução de peças para clarineta solo. Também apresenta uma enquête realizada para verificar o potencial delas para a prática da clarineta. Esta experiência ocorreu em uma disciplina de Composição da Escola de Músic
Publicado em: 2005