Classical Guitar
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
1. Ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito / The teaching of tremolo and scordatura nowadays: similiraties between traditional and extended ito the repertoire for classical guitar
Este trabalho trata do ensino das técnicas de trêmolo e scordatura sob o viés de técnicas estendidas. Para tanto, apoia-se no repertório do violão erudito contemporâneo, compreendido nesta dissertação como aquele que abrange o período dos últimos 35 anos. O objetivo é demonstrar o uso destes recursos no ensino da performance musical dirigida a in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
-
2. Ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito / The teaching of tremolo and scordatura nowadays: similiraties between traditional and extended ito the repertoire for classical guitar
Este trabalho trata do ensino das técnicas de trêmolo e scordatura sob o viés de técnicas estendidas. Para tanto, apoia-se no repertório do violão erudito contemporâneo, compreendido nesta dissertação como aquele que abrange o período dos últimos 35 anos. O objetivo é demonstrar o uso destes recursos no ensino da performance musical dirigida a in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
-
3. Identificação experimental modal da caixa acústica de um violão clássico
Este trabalho consiste na aplicação de técnicas de identificação de parâmetros estruturais, especificamente massa, rigidez e amortecimento, à caixa acústica de um violão clássico. A abordagem experimental tradicional é adotada, com medição de aceleração em um ponto da estrutura e excitação proveniente de martelo instrumentado registrada em d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
4. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
5. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
6. O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classific
Publicado em: 2011
-
7. Violão.org: saberes e processos de apreensão/transmissão da música no espaço virtual
Currently using specialized sites, people gather in virtual communities that occur on the Internet. Some examples of those virtual communities are forums, bulletins and chats. They have created special ways to work with information in texts, sound and images. In that perspective, what knowledge and processes of apprehension/transmission of music can be revea
Publicado em: 2011
-
8. Avaliação experimental de um tampo harmônico de violão clássico reforçado com materiais compostos / Experimental evaluation of a classical guitar top reinforced with composite materials
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos já realizados no campo de estudo das vibrações aplicadas a instrumentos musicais, com ênfase sobre o Violão Clássico, seguida de uma comparação experimental das Transmissibilidades entre um ponto próximo à região de excitação do sistema e outros três pontos ao longo do tampo
Publicado em: 2010
-
9. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo / Sérgio Assad: His musical language through the analisis of Aquarelle for solo guitar.
O presente trabalho se propõe a traçar um retrato da linguagem estética e instrumental do compositor e violonista Sérgio Assad (1952). Tal investigação será feita através da contextualização de sua produção através de um relato bibliográfico, da análise de umas de suas obras mais representativas, Aquarelle, escrita para violão solo com um com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2009
-
10. Francisco Araujo : o uso do idiomatismo na composição de obras para violão solo / Francisco Araujo : the use of idiomatism in the composition for solo classical guitar works
This master s thesis has as main objective the study of the composer Francisco Araujo s classical guitar work. The text is divided into three parts. The first part consists of a small biography that seeks to contextualize the composer in the Brazilian musical scene, based on factors such as origin, musical background, career path and composicional work. The
Publicado em: 2009
-
11. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
-
12. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007