Computaaao Mavel
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. PRECISE - Um processo de verificaÃÃo formal para modelos de caracterÃsticas de aplicaÃÃes mÃveis e sensÃveis ao contexto / PRECISE - A Formal Verification Process for Feature Models for Mobile and Context-Aware Applications
As LPSs, alÃm do seu uso em aplicaÃÃes tradicionais, tÃm sido utilizadas no desenvolvimento de aplicaÃÃes que executam em dispositivos mÃveis e sÃo capazes de se adaptarem sempre que mudarem os elementos do contexto em que estÃo inseridas. Essas aplicaÃÃes, ao sofrerem alteraÃÃes devido a mudanÃas no seu ambiente de execuÃÃo, podem sofrer ada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
-
2. Impact of density, load, and mobility on the performance of routing protocols in vehicular networks / AnÃlise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veiculares
Os avanÃos alcanÃados na computaÃÃo mÃvel e na comunicaÃÃo sem o levaram ao desenvolvimento do Sistema Inteligente de Transporte, onde se pode destacar as redes veiculares. Nelas, o roteamento à uma tarefa desaadora devido à alta mobi- lidade dos nÃs, à instabilidade dos enlaces sem-o e a diversidade de cenÃrios. Por essa razÃo, diversos protoco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2010
-
3. AdaptiveRME e aspectCompose: um middleware adaptativo e um processo de composiÃÃo orientado a aspecto para o desenvolvimento de software mÃvel e ubÃquo. / AdaptiveRME and aspectCompose: A middleware adaptative and a guided process of composition the aspects for the development of software mÃvel and ubiquitous
A computaÃÃo ubÃqua à um paradigma computacional de grande abrangÃncia, com aplicabilidades tanto para o cotidiano de um cidadÃo comum quanto para o tratamento de informaÃÃes complexas em ambientes hospitalares. Este paradigma propÃe uma nova forma de interaÃÃo homem-computador baseada na proatividade dos computadores para facilitar a vida dos usu
Publicado em: 2007
-
4. Definindo e provendo serviÃos de suporte a jogos multiusuÃrio e multiplataforma: rumo à pervasividade
Ao longo dos Ãltimos anos, jogos multiusuÃrio distribuÃdos vÃm se tornando um tÃpico em grande evidÃncia tanto no meio acadÃmico quanto industrial. Tradicionalmente, sua aplicaÃÃo foi voltada para computadores pessoais de mesa. Recentemente, avanÃos na Ãrea de computaÃÃo mÃvel impulsionaram a aplicaÃÃo de jogos multiusuÃrio tambÃm em dispos
Publicado em: 2007
-
5. MODAS:Um sistema adaptativo para banco de dados de objetos mÃveis
A proliferaÃÃo do uso de equipamentos mÃveis (e.g. laptops, handhelds e celulares) e o desenvolvimento de tecnologias de comunicaÃÃo digital sem fio (e.g. wireless LANS, redes de pacotes digitais celulares e sistemas de comunicaÃÃo via satÃlite) tÃm tornado a computaÃÃo mÃvel uma realidade. Neste contexto, existem ambientes nos quais, objetos mÃ
Publicado em: 2006
-
6. Suporte à ConvergÃncia de ServiÃos em TV Digital MÃvel e Redes sem fio
A prÃxima revoluÃÃo tecnolÃgica, desde o surgimento da Internet, jà està acontecendo e à um fenÃmeno denominado convergÃncia digital. Impulsionado pelo desenvolvimento da computaÃÃo pervasiva, em que dispositivos (celulares, PDAs, PCs), mÃdias (rÃdio, TV, jornal, Internet) e redes (celulares, Wi-Fi, TV digital) convergem, este processo està mud
Publicado em: 2006
-
7. VirTraM: Um framework para o desenvolvimento de treinamentos utilizando realidade virtual em dispositivos mÃveis / VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning
A computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um proce
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/09/2005
-
8. ImplementaÃÃo de leis de controle em robÃs mÃveis.
A partir de leis de controle utilizadas para modelagem de robÃs mÃveis, à apresentado a implementaÃÃo das mesmas no robà mÃvel MAGELLAN PRO do LaboratÃrio de RobÃtica MÃvel da DivisÃo de EletrÃnica e ComputaÃÃo desta instituiÃÃo. Em trabalhos anteriores foi desenvolvido a implementaÃÃo para o modelo cinemÃtico, em que sÃo verificados que
Publicado em: 2005
-
9. Sistema Cossack: uma plataforma para gerenciamento de aplicaÃÃes hipermÃdia distribuÃdas.
O crescente desenvolvimento tecnolÃgico na Ãrea de computaÃÃo e telecomunicaÃÃes vem proporcionando o crescimento de determinadas Ãreas de pesquisa, como multimÃdia, hipermÃdia, redes de computadores, sistemas distribuÃdos, telefonia celular, televisÃo digital, televisÃo interativa e computaÃÃo mÃvel. Neste cenÃrio, o Projeto Cossack aparece
Publicado em: 2004
-
10. Arquitetura de mobilidade bluetooth
A tecnologia de comunicaÃÃo sem-fio Bluetooth promete revolucionar a comunicaÃÃo pessoal, e contribuir para a evoluÃÃo da âubiquitous computingâ: everywhere and everytime ─ um paradigma inspirado no acesso constante à informaÃÃo e Ãs capacidades computacionais. Bluetooth à uma especificaÃÃo para transmissÃo de voz e dados por rÃdio fre
Publicado em: 2002