Computacao Movel E Ubiqua
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Uma abordagem ciente de contexto e embasada por feedbacks para o gerenciamento de handovers em ambientes NGN / A context-aware and feedback-based approach for handover management in NGN
A evolução da computação móvel melhora a capacidade de comunicação e colaboração das pessoas. Os principais pilares desta transformação são: o desenvolvimento e produção de dispositivos móveis com capacidade multimídia e equipados com duas ou mais interfaces de rede, a disponibilidade de conectividade sem fio ubíqua e a popularização de ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2012
-
2. Modelo arquitetural para geração de alertas aplicado ao monitoramento de pacientes em ambiente hospitalar
O aumento nas demandas por gerenciamento, controle e monitoramento das informações na área da automação hospitalar tem promovido um maior volume de pesquisas que são indutoras do processo de inovação tecnológica na área da saúde. Neste contexto, um aspecto considerado importante na automatização do monitoramento de pacientes consiste na eficiên
Rev. Bras. Eng. Bioméd.. Publicado em: 2012-06
-
3. AN ARCHITECTURE FOR INFERENCE OF ACTIVITIES OF MOBILE COMPUTING USERS / UMA ARQUITETURA PARA INFERÊNCIA DE ATIVIDADES DE USUÁRIO DE COMPUTAÇÃO MÓVEL
A computação ubíqua aliada ao avanço tecnológico de sensores definiu um novo cenário no qual a integração de diversos recursos computacionais pode contribuir para que um conjunto de serviços e funcionalidades esteja disponível ao usuário sempre que necessário. Um subconjunto desta área é de sistemas sensíveis às atividades realizadas por seus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2011
-
4. BlueYou: uma plataforma de comunicação ciente de contexto baseada em serviços para computação móvel
O crescente número de dispositivos móveis com capacidade computacional elevada e suporte a diferentes tecnologias de transmissão sem fio tem motivado a criação de serviços de comunicação capazes de fornecer informações aos usuários a qualquer momento e em qualquer lugar. Particularmente, nota-se a existência maciça de dispositivos equipados com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
5. Interação usuário-TV digital interativa: contribuições via controle remoto / User-interactive digital TV interaction: contributions via remote control
O sistema de TV digital interativa está em fase de implantação no Brasil. O middleware Ginga, responsável por permitir a apresentação de programas interativos, prevê que usuários possam interagir com aplicações apresentadas na TV ao pressionar de teclas em um controle remoto. Considerando que controles remotos tradicionais apresentam limitações d
Publicado em: 2011
-
6. Modelo arquitetural de comunicação para monitoramento de pacientes baseado em middleware, computação móvel e ubíqua
A Automação Hospitalar consiste numa área que está em constante crescimento. Os processos envolvidos estão sendo informatizados e automatizados cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias e novos hardwares. Apesar disso, muitos dos processos envolvidos ainda estão sendo realizados de forma manual, como é o caso do monitoramento de pacientes, c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2010
-
7. Um modelo de programação orientado ao desenvolvimento de sistemas ubíquos / A programming model oriented to development of ubiquitous systems
O presente trabalho propõe o Ubiquitous Oriented Programming (abreviadamente UOP), um modelo de programação orientado ao desenvolvimento de sistemas ubíquos. UOP utiliza os conceitos de Serviços e Orientação a Objetos, integrando-os com os requisitos de aplicações ubíquas como contexto, sensibilidade ao contexto, adaptação ao contexto, mobilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
-
8. CoolEdu: um modelo multiagente para colaboração em ambientes descentralizados de educação ubíqua
O uso crescente de dispositivos móveis e a ampla difusão de redes sem fio vêm estimulando as pesquisas relacionadas com computação móvel e ubíqua. Neste contexto, a educação vem sendo considerada uma das principais áreas de aplicação. O acompanhamento da mobilidade do aprendiz, através de sistemas de localização e o suporte à ciência de cont
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/03/2010
-
9. O celular e os novos modos de socialização
Este trabalho tem por objetivo apontar e analisar os impactos do uso do telefone celular na vida em sociedade. Observou-se que o uso desse aparelho pode fortalecer relacionamentos através da troca de informações entre os usuários por meio de fotos, vídeos, mensagens de texto e chamadas de voz. O celular mostrou ser o elemento central da computação ub�
Publicado em: 2010
-
10. Continuum : a context-aware service-based software infrastucture for ubiquitous computing / Continuum : uma infra-estrutura de software sensível ao contexto e baseada em serviços para a computação ubíqua
Este trabalho apresenta uma proposta de infra-estrutura de software sensível ao contexto para a computação ubíqua (ubicomp) denominada Continuum. A área de ubicomp, também chamada de computação pervasiva, pressupõe uma forte integração com o mundo real, com foco no usuário e na manutenção de alta transparência. Para o desenvolvimento de aplica
Publicado em: 2009
-
11. Capture and access in the production, distribution, presentation and extension of multimedia content / Captura e acesso na produção, distribuição, apresentação e extensão de conteúdo multimídia
Aplicações de captura e acesso (C&A) exploram o paradigma de computação ubíqua para dar apoio à captura automática de informação em experiências ao vivo e à correspondente geração de documentos passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Essas aplicações são potencialmente capazes de simplificar o
Publicado em: 2009
-
12. Uma abordagem baseada em aspectos e composição dinâmica para a construção de aplicações adaptativas cientes ao contexto
Aplicações para a computação ubíqua operam em ambientes onde a disponibilidade de recursos muda significativamente durante a sua operação. Tal característica demanda que aplicações sejam adaptativas e cientes do seu contexto de execução. Visando atender esses requisitos, é proposto o PACCA (Projeto de Aplicações Ciente ao Contexto e Adaptativa
Publicado em: 2008