Corpo Performativo
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. A medicina do estilo: sintomatologia e terapêutica na estilística de Nietzsche
Resumo: Neste texto, proponho utilizar a noção de estilo como uma chave de interpretação ética para a estética fisiológica de Nietzsche no âmbito de sua crítica tardia a Wagner. Procuro analisar o papel performativo da “arte do estilo” nietzschiana na medida em que, ao comunicar a condição fisiológica de um corpo, ele pode afetar de maneira n
Cadernos Nietzsche. Publicado em: 2022
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2. A performance como linguagem: corpo, ato, gênero e sujeito
Resumo: O presente artigo desenvolve um percurso sobre a atualidade da performance como ato de linguagem que tem uma efetividade própria no campo do gênero, na política das ruas e na psicanálise. Além destes domínios, a arte contemporânea é também citada como ilustrativa da atualidade da performance. Aproxima-se a paródia, elemento importante na pe
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2020-08
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3. Praças em Cena: algumas ações estético-políticas do início da década de 2010
Resumo: O início da década de 2010 foi marcado pela eclosão de grandes protestos, como a Primavera Árabe, o Occupy Wall Street, as Jornadas de Junho, entre outros. Apesar da diferença de contextos, a maior parte dessas manifestações populares apresentava características comuns, dentre elas uma forte interação entre corpo, estética e política. O a
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/10/2019
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4. Os sujeitos do performativo jurídico – relendo a dignidade da pessoa humana nos marcos de gênero e raça
Resumo O propósito deste trabalho é pensar como as formas de teorizar sobre o corpo e o direito podem nos permitir fazer de outro modo o humano entrar no jurídico. Para essa operação, com a articulação performatividade-decolonialidade, dois termos da Constituição podem ser utilizados para realizar a (re)discussão dessa entrada do humano: no lugar d
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 27/06/2019
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5. The Monstrous Flesh: collective bodies and the State-Form in Modern Mesopotamia
Resumo: O Oriente Médio está em caos. Descrito como monstruoso, o Estado Islâmico (EI) foi derrotado, mas retornou como insurgência crônica no estilo de guerrilha e como sombra de outros conflitos que assomam a região. O artigo retoma esta situação por meio do conceito de monstro biopolítico como o corpo comum de resistência e luta, explorando seus
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 18/02/2019
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6. A FRAGATA NEGRA: TRADUÇÃO E VINGANÇA EM NINA SIMONE
Resumo Este artigo trata da relação entre a trajetória da artista norte-americana Nina Simone (1933-2003) e a produção cultural ativista dos Estados Unidos nos anos 1960. A partir da canção “Pirate Jenny”, composta por Bertolt Brecht e Kurt Weil em 1928 e interpretada por Simone em 1964, procuro mostrar como a artista operou uma tradução do conf
Mana. Publicado em: 2018-04
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7. Presença e Micropolítica do Sensível: Ouverture Alcina, um caso de composição pós-dramática
Resumo: A noção de presença provoca um intenso debate no campo das artes cênicas atuais. Este texto apresenta um panorama das teorias recentes e propõe uma abordagem ao estudo da presença sob o prisma das epistemologias das práticas do corpo e do gesto, bem como da noção de afeto (Massumi, 1995; 2015). A análise do espetáculo Ouverture Alcina, um
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
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8. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
Resumo: O artigo coloca em perspectiva uma pesquisa de cerca de dez anos, cruzando um olhar sobre textos dramáticos que contêm representações do corpo, e o estudo de formas cênicas atuais nas quais a presença do corpo é evidente. Considerando que é impossível limitar o teatro ao texto, afirmamos que também é impossível evitá-lo. A primeira parte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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9. A farmácia performática: corpo e anticorpo no ato performativo
Resumo Este artigo discorre sobre o ato performativo como desconstrução permanente de si, como relação conflituosa produtora de alteridades, entre elas, a alteridade radical, o todo outro, que é a cisão do corpo em íntimo e êxtimo, tão estranhos um para o outro que não podem se comunicar e passam a surgir como corpo e anticorpo. Assim, o espectador
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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10. Corpografias Urbanas
RESUMO O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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11. A poética da fluidez em O paciente inglês de Michael Ondaatje e O deus das pequenas coisas de Arundhati Roy
Esta tese analisa os romances O paciente inglês , de Michael Ondaatje, e O deus das pequenas coisas , de Arundhati Roy, em seus questionamentos de identidade nacional, no caso do romance de Ondaatje, e de gênero, no caso do romance de Roy, e teoriza uma poética da fluidez por meio de um trabalho comparado com relação à linguagem e as imagens associadas
Publicado em: 2009
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12. Performative communication of the body: the contemporary being-in-action / Comunicação performativa do corpo: fazer-dizer da contemporaneidade
Para se comunicar publicamente, o corpo hoje enfrenta um tipo de superexposição midiática que se torna uma moldura a enfrentar quando não deseja fazer parte do processo em curso. Embora pareça aos menos atentos que vivemos em uma época na qual o corpo tornou-se um dos assuntos mais explorados, aqueles que refletem sobre a cultura contemporânea chamam
Publicado em: 2006