Discurso Tragico
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1. Made a Moby-Dick: an Organizational Reading of Paulo Guedes’ Privatist Monomania as a Discursive Strategy of Neoliberal Authoritarian Leadership in Brazil
Resumo A liderança autoritária é um desafio à análise organizacional. A perplexidade sobre como aceitamos que ela tenha ocorrido diversas vezes na história perpassa o pensamento de intelectuais como Adorno, Habermas, Sloterdijk e Arendt. Uma maneira complementar de estudá-la é por meio da literatura. A literatura possui enorme potencial interpretativ
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2023
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2. O FIM DA ESTÉTICA E A NOVA CRÍTICA DE ARTE EM BENJAMIN
RESUMO O artigo pretende mostrar como o esforço de Benjamin no sentido de fundar uma nova crítica de arte remonta ao mesmo tempo ao primeiro Romantismo de Iena e à Filosofia de Hegel. Enquanto Hegel proclama o fim da estética e da obra de arte tradicional, os românticos, na figura de F. Schlegel e Novalis, apontam para a continuação de um discurso fil
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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3. A politização do monstro
RESUMO: As Erínias tinham por função despertar o ódio e a sideração. A politização das Erínias em As Eumênides, de Ésquilo, e sua transformação em Benevolentes seres de fala participam da elaboração na poética do discurso trágico de uma palavra que subjetiva a culpa e o ódio.
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2016-08
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4. Melancolia e náusea: do destino enquanto fundamento do caráter trágico ao absurdo existencial
A partir da perspectiva intelectualista grega, na qual o dualismo entre corpo e alma requer o primado do discurso racional [lógos] em detrimento do páthos filosófico, busca-se com este artigo associar a noção de "desmedida" [hybris] com a noção de melancolia. Essa associação ganha ainda mais relevo, quando a aproximamos da interpretação de Simone
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2014-08
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5. História e ressignificação: Joana d\ Arc e a historiografia francesa da primeira metade do século XIX / History and resignification: Joan of Arc and the French historiography of the first half of the nineteen century
A vida da moça, que ainda criança começara a ouvir vozes lhe revelando a missão de libertar a França dos invasores ingleses, que liderou um exército, coroou o seu rei e teve um destino trágico, sendo queimada viva como herege, parece saída de uma obra literária, mas como bem lembra Colette Beaune Joana dArc é provavelmente, a figura de mulher mais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
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6. Concepções estéticas em Aníbal Machado : a originalidade criadora em seus contos
Esta tese apresenta a descrição da trajetória de Aníbal Machado. Investiga a recepção de sua obra. Analisa oito contos presentes em A morte da porta-estandarte e Tati, a garota e outras histórias, descrevendo os seguintes aspectos: as etapas de um ritual de passagem na experiência vivida pelo protagonista de ¿O iniciado do vento¿; o percurso da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Meu nome não é ninguém: narrativa sobre excluídos na Literatura Brasileira Contemporânea: Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny / "Mon nom n est personne": narration sur les exclus à la littérature brésilienne contemporaine (Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny)
O tema da exclusão social sempre esteve presente na Literatura Brasileira, porém, na virada do século XX para o XXI, ele ganha ainda mais relevo, através de narrativas realistas, chocantes, exacerbadas de violência e até anomia, que enfatizam a imagem dos excluídos. Cidade de Deus (Paulo Lins: 1997) e Meu nome não é Johnny (Guilherme Fiuza: 2004) fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
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8. Vontade e dionisÃaco em O nascimento da tragÃdia de Nietzsche / Will and dionysiac in The birth of tragedy of Nietzsche
A noÃÃo de dionisÃaco constitui-se como noÃÃo basilar, como verdadeira novidade da visada filosÃfica, estÃtica e filolÃgica de Nietzsche sobre os gregos e a arte trÃgica. O nascimento da tragÃdia à escrito sob a sombra do vocabulÃrio e da metafÃsica de Schopenhauer, e, ainda, numa relaÃÃo muito prÃxima com os temas estÃticos e metafÃsicos d
Publicado em: 2010
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9. Entre história e ficção: Heródoto um mensageiro trágico
Sem querer negar a Heródoto o estatuto de pioneiro em um gênero novo a História buscamos aproximá-lo, tanto no que é relativo ao estilo, quanto ao que é relativo ao conteúdo, ao mensageiro trágico. Nosso historiador ainda possui uma relação estreita com a produção teatral de seu tempo, partilhando de profundas afinidades com as filosofias de vida
Publicado em: 2010
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10. Tempo e memória em Os Sinos da Agonia: uma relação de convergência
O estudo de Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado, desentranha da relação tempo/memória a Convergência ... cruzamento de tempos espaços e formas. No romance, a memória apresenta-se como um imbricamento de tempos e percepções, e é por meio dela que conhecemos os dramas, as agonias e as lutas internas de cada personagem; somos levados a conhecer o des
Publicado em: 2010
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11. Opposition and discussion on the interpretation of Brazil in essay anthologies : discourse, memory and reading / Embate e debate de sentidos sobre o Brasil em antologias de ensaios : discurso, memoria e leitura
Dealing with problems on language and identity in discourse studies and reflections produced from the Research Group "Antologias, discurso e práticas letradas", this current research analyzes discourse-constructed representations on Brazil in the following four anthologies / essay collections: João Cezar Rocha s Nenhum Brasil existe [No Brazil exists]; Sil
Publicado em: 2009
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12. O pensamento trágico em Grande Sertão: veredas : uma perspectiva nietzscheana
O presente estudo, intersecção entre os campos da literatura e da filosofia, é uma reflexão a respeito da presença de um pensamento trágico no discurso de Riobaldo, protagonista de Grande sertão: veredas, romance de João Guimarães Rosa publicado em 1956. Os pilares que sustentam a noção de pensamento trágico são, sobretudo, as formulações
Publicado em: 2008