Dispositivos Maveis
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1. Uma proposta para acessibilidade visual e tÃctil em dispositivos touchscreen.
O uso de interfaces touchscreen em smartphones e tablets traz enormes benefÃcios de conectividade e usabilidade para seus usuÃrios. Contudo, o acesso à informaÃÃo atravÃs desses dispositivos representa um novo desafio de interaÃÃo para os usuÃrios com deficiÃncia visual, afinal possuem uma superfÃcie vÃtrea, com diversos elementos visuais, sem um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
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2. PRECISE - Um processo de verificaÃÃo formal para modelos de caracterÃsticas de aplicaÃÃes mÃveis e sensÃveis ao contexto / PRECISE - A Formal Verification Process for Feature Models for Mobile and Context-Aware Applications
As LPSs, alÃm do seu uso em aplicaÃÃes tradicionais, tÃm sido utilizadas no desenvolvimento de aplicaÃÃes que executam em dispositivos mÃveis e sÃo capazes de se adaptarem sempre que mudarem os elementos do contexto em que estÃo inseridas. Essas aplicaÃÃes, ao sofrerem alteraÃÃes devido a mudanÃas no seu ambiente de execuÃÃo, podem sofrer ada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
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3. Um Mecanismo de SeguranÃa com AdaptaÃÃo DinÃmica em Tempo de ExecuÃÃo para Dispositivos MÃveis. / A Security Mechanism With Dynamic Adaptation For Mobile Device
A crescente utilizaÃÃo de dispositivos mÃveis, redes sem fio e aplicaÃÃes mÃveis evidencia a importÃncia da garantia de seguranÃa da informaÃÃo. Esta preocupaÃÃo surge devido aos riscos envolvidos no trÃfego de informaÃÃes sensÃveis por meio sem fio, uma vez que o meio nÃo limita os riscos de ataques, tal como nas redes convencionais. Adicio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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4. Da modelagem Conceitual à RepresentaÃÃo LÃgica de TrajetÃrias em SGBDOR e Sistemas de DW / From Conceptual Modeling to Logical Representation of Trajectories in SGBDOR and DW Systems
Com o aumento do nÃmero de dispositivos mÃveis equipados com serviÃos de localizaÃÃo geogrÃfica, tem se tornado cada vez mais economicamente e tecnicamente possÃvel capturar os percursos (i.e. trajetÃrias) dos objetos mÃveis. Muitas aplicaÃÃes interessantes tÃm sido desenvolvida com intuito de explorar anÃlises de trajetÃrias de objetos mÃveis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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5. M-CODE: um modelo para mediÃÃo de confidencialidade e desempenho para aplicaÃÃes mÃveis seguras / M-CODE: A model for measurement of confidentiality and reliable performance for mobile applications
Os dispositivos mÃveis tÃm limitaÃÃes de recursos que restringem o uso de mecanismos de seguranÃa em aplicaÃÃes, tais como comÃrcio eletrÃnico, as quais exigem, por exemplo, o requisito de confidencialidade. Como à indispensÃvel a implementaÃÃo de mecanismos de seguranÃa nesse tipo de aplicaÃÃes, à fundamental auxiliar os desenvolvedores na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2008
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6. Cores assets development in software product lines: towards a practical approach for the mobile game domain
Os mais almejados objetivos da engenharia de software sÃo basicamente alta produtividade, com alta qualidade a um baixo custo e uma possÃvel forma de atingi-los à estabelecer reuso de software â o processo de criar sistemas de software a partir de sistemas existentes ao invÃs de criar do inÃcio. Neste contexto, uma abordagem que pode habilitar reuso na
Publicado em: 2008
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7. Analysis of techniques for implementing software product lines variabilities
Linhas de Produtos de Software (LPS) sÃo conjuntos de sistemas de software que com-partilham uma base comum de funcionalidades e satisfazem a necessidades especÃficas de determinados segmentos de mercado. LPS sÃo desenvolvidas a partir de uma arquitetura comum e compartilham um conjunto de artefatos reusÃveis (projetados para um domÃnio de aplicaÃÃo e
Publicado em: 2008
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8. IntegraÃÃo de um ambiente virtual de aprendizagem com aplicaÃÃes mÃveis de suporte a educaÃÃo a distÃncia. / Integracion of a virtual learning environment of with mobile applicatons of support the distance education
Os objetivos deste trabalho sÃo propor um conjunto de AplicaÃÃes MÃveis que possibilitem o suporte a atividades e interaÃÃes oriundas de um processo de EducaÃÃo a DistÃncia, e integrar tais aplicaÃÃes a um Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA),possibilitando seu acesso atravÃs de Dispositivos MÃveis. Como contribuiÃÃo para a efetivaÃÃo dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/09/2007
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9. Regras prÃticas para apresentaÃÃo de pÃginas Web em dispositivos fixos e mÃveis.
à notÃvel o crescente nÃmero de usuÃrios de dispositivos mÃveis que se beneficiam das tecnologias embarcadas nos atuais laptops, handhelds e smartphones, os quais possuem conexÃo wireless, Bluetoothâ, infravermelho entre outras tecnologias de comunicaÃÃo. A crescente disponibilidade de dispositivos mÃveis com tecnologias de comunicaÃÃo sem fio te
Publicado em: 2007
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10. CMF: um framework multi-plataforma para desenvolvimento de aplicaÃÃes para dispositivos mÃveis
Com o crescimento da tecnologia de telefonia celular, estes dispositivos passaram cada vez mais a focar seus objetivos em processamento e transmissÃo de dados. Devido ao seu grande poder de conectividade e a sua mobilidade, os celulares tambÃm se tornaram uma potencial plataforma para o desenvolvimento de aplicaÃÃes. Desta forma, os fabricantes de aparel
Publicado em: 2007
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11. A2 um modelo de referÃncia para aplicaÃÃes de realidade aumentada em redes de ambiente
Duas Ãreas de pesquisa tÃm desperado, um grande interesse na comunidade acadÃmica, A primeira delas à a de Realidade Aumentada (AR) onde existem Algumas definiÃÃes que continuam em aberto pela novidade da Ãrea e ou pelo pequeno limia entre algumas Ãreas correlatas . Principalmente Realidade Virtual. Alguns dos desafios existentes em AR incluem princi
Publicado em: 2007
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12. Incentivando a cooperaÃÃo em redes Ad Hoc / Incentive to cooperate for Ad Hoc Networks
Redes mÃveis Ad Hoc (Mobile Ad Hoc Network - MANET) sÃo redes sem fio que nÃo possuem infra-estrutura de comunicaÃÃo fixa e administraÃÃo centralizada. Dessa forma, o gerenciamento da comunicaÃÃo à realizado pelos prÃprios dispositivos, que, alÃm de transmitir e receber pacotes pode funcionar como roteadores. Na funÃÃo de roteador, os dispositi
Publicado em: 2007