Divina Comedia
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. MACHADO DE ASSIS E A DIVINA COMÉDIA
Resumo A proposta deste artigo é estudar as referências à Divina comédia presentes na obra do escritor brasileiro Machado de Assis. Para tanto, dialogaremos com os estudos de alguns pesquisadores, tais como: Edoardo Bizarri, Jean-Michel Massa, Eugenio Vinci de Moraes, dentre outros.Abstract This article puts forth the study of references to The Divine Co
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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2. DIÁLOGOS EM TRADUÇÃO: AUGUSTO DE CAMPOS E MACHADO DE ASSIS
Resumo Este artigo demonstra que é possível encontrar procedimentos em comum entre Augusto de Campos e Machado de Assis quanto às escolhas que ambos fizeram ao traduzir cantos da Divina Comédia, de Dante Alighieri, demonstrando que a tradução-arte, na terminologia de Augusto de Campos, foi também praticada pelo escritor oitocentista. Busca-se também
Cad. Trad.. Publicado em: 2017-12
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3. “Um verdadeiro purgatório”: Leite derramado em diálogo com A divina comédia
resumo Este estudo mostra o diálogo do romance Leite derramado, de Chico Buarque, com “O purgatório ” d’A divina comédia, de Dante Alighieri. Na prosa do escritor brasileiro, a narrativa construída a partir de um narrador-personagem, Eulálio d’Assumpção, no limiar entre a vida e a morte, em um hospital público, funciona como a representação
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-08
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4. A literatura como traição: os versos de Dante em "O alienista"
Este artigo discute o procedimento estilístico-literário da citação na obra de Machado de Assis, em particular no conto "O alienista". Nele, Machado faz uma pequena emenda nos versos do canto XXXIII do "Inferno" da Comédia, de Dante Alighieri. Essa alteração, defende-se aqui, está ligada ao sistema discursivo do beletrismo local que, por sua vez, mod
Machado Assis Linha. Publicado em: 2013-06
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5. Tchaikovsky, leitor de Dante: lugar da angústia e imaginação narrativa em Francesca da Rimini op.32 (1876)
Este texto tem como objetivo discutir a estrutura do poema sinfônico Francesca da Rimini op. 32, composto por Piotr IlyichTchaikovsky (1840-1893) em 1876, inspirado no Canto V do Inferno (1307) da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Interessa-nos observar como Tchaikovsky parte do texto poético de Dante - usando-o como fonte - e desenvolve uma
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Algumas considerações sobre o Diabo na Divina Comédia
Parte do livro:O demoníaco na literatura
Autor(es): Costa, Daniel Lula; Andrade, Solange Ramos de
EDUEPB. Publicado em: 2012
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7. Diálogos entre as Barcas vicentinas e a Divina Comédia dantiana: o texto literário ao serviço de projetos moralizadores / Diálogos entre las Barcas vicentinas y la Divina Comedia dantiana: lo texto literario al servicio de proyectos moralizadores
O presente trabalho tem por objeto as moralidades das Barcas de Gil Vicente em diálogo com a Divina Comédia de Dante. Esta, uma epopéia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, aquelas, Auto da Barca do Inferno, Auto da Praia Purgatória e Auto da Embarcação da Glória. Pretende-se apresentar as semelhanças entre as Barcas vicentinas e a comédia dantiana
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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8. O intertexto canônico em Avalovara
O intertexto canônico de Avalovara concretiza-se neste artigo a partir do diálogo desse romance de Osman Lins com A divina comédia, de Dante, Werther, de Goethe, Moby Dick, de Melville, e La modification, de Butor. Essas obras se unem em torno de uma experiência comum de seus protagonistas: a viagem e a busca de algo inapreensível, motivos nucleares do
Estud. av.. Publicado em: 2010
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9. Natureza e graça em "O Grande Abismo" de C. S. Lewis
Esta dissertação apresenta um estudo dos temas de natureza e graça no romance O Grande Abismo, de C. S. Lewis. No primeiro capítulo, são introduzidas as teorias de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva e C. S. Lewis sobre a relação entre textos. Partindo desta base teórica, o segundo capítulo examina as descrições da vida após a morte nas principais ob
Publicado em: 2010
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10. O mundo, e suas máquinas: um estudo sobre propagação temática em A Máquina do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Este estudo parte de preocupações filosóficas, teóricas e analíticas para promover exercícios de leitura e de interpretação do poema A Máquina do Mundo (1951), de Carlos Drummond de Andrade. Estabelecendo pela via ensaística a noção de ontologia da propagação, busca localizar a necessidade da ontologia no fundamento pré-paradigmático da ciên
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2009
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11. A dicotomia tradutor/autor na leitura de "a tarefa do tradutor", de Benjamin, por Derrida
O presente artigo analisa a dicotomia entre tradutor/tradução (texto de chegada) e autor/original (texto de partida), considerando a postura da crítica tradicional, representada aqui pela apreciação de Maurício Santana Dias à tradução de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, empreendida por Italo Eugênio Mauro e de Carlos Heitor Cony e Ivo Barroso
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2008-06
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12. Expressões do inferno e tecnologias do imaginário : de Dante a Godard
Este trabalho analisa uma sucessão de índices que remetem à obra de Dante, tendo como elemento desencadeador uma tradução cinematográfica do poema Divina Comédia, chamada Nossa Música, feita pelo cineasta J-L Godard. No trajeto entre as duas obras, o universo visual do Inferno teve incontáveis traduções do imaginário da época em que foram produz
Publicado em: 2008