Dramaturgia E Experiencia Social
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1. Cidades, cultura e gênero
RESUMO Centrado na apreensão das conexões empíricas e das inter-relações analíticas entre produção cultural, cidade e gênero, o artigo visa a um tríplice objetivo: mapear alguns dos modelos teóricos utilizados na análise e interpretação desses fenômenos; discutir uma bibliografia específica sobre cidade, linguagem artística e experiência so
Tempo soc.. Publicado em: 2016-04
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2. MEMÓRIA E UTOPIA NA CENA TEATRAL
Resumo: Memória e utopia, transmutadas em linguagem teatral, renovam a apreensão da relação entre dramaturgia e experiência social. Em A moratória (1955) e Rastro atrás (1966), a lembrança do descenso da família de Jorge Andrade impregna a fala dos personagens e dos objetos que os cercam. Neles se inscreve a história da família e da oligarquia agr
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-12
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3. Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (SP) 1990-2000
Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (1990- 2000) acompanha uma década na trajetória da escola de teatro, a ELT, procurando trazer à tona os modos de viver a formação e a criação teatral, bem como os diálogos realizados com seu tempo e lugar. Três eixos compõem as fontes: documentos escritos, imagens e entrevistas, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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4. Teatro, gênero e sociedade (1940-1968)
A apreensão das relações entre a cidade, a vida intelectual, a universidade e o teatro, sob o prisma da história social da cultura e das relações de gênero, pressupõe uma atenção especial às marcas da experiência social e à sua retradução em formas simbólicas específicas. Se em alguns contextos, a relação entre o teatro, a universidade e a
Tempo Social. Publicado em: 2010-06
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5. Memória e tradição nos dramas de São Tomé e Príncipe e Angola : os teatros de Fernando de Macedo e José Mena Abrantes
O presente trabalho analisa, sob o ponto de vista mítico, seis textos representativos da dramaturgia africana de língua portuguesa da atualidade: O rei do obó (1999), Capitango (1998) e Cloçon Son (1997), do dramaturgo Fernando de Macedo, de São Tomé e Príncipe, e Nandyala ou a tirania dos monstros (1985), Na Nzuá e Amirá ou de como o prodigioso fil
Publicado em: 2010
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6. O discurso histórico e o discurso literário na obra de Jorge Andrade
El objetivo de este trabajo es analizar, a la luz de la Lingüística Textual, del Análisis del Discurso y de la Teoría de la Literatura, tres obras teatrales de Jorge Andrade: A Moratória (La Moratoria), Os Ossos do Barão (Los Huesos del Barón) y Pedreira das Almas (Cantera de las Almas), para señalar como la ruta elegida por el dramaturgo es revelado
Publicado em: 2010
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7. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca
Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiên
Publicado em: 2009
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8. Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba
O trabalho tem como unidade de investigação algumas das ações educativas desenvolvidas nas escolas diferenciadas Tapeba (CE), observando as manipulações táticas e estratégicas do tema do preconceito em suas práticas pedagógicas. A leitura dessas práticas como rituais de resistência étnico-cultural é realizada por meio de uma aproximação com o
Publicado em: 2009
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9. Traição em Nelson Rodrigues : um leitura da tragédia moderna
A dissertação apresentada tem como finalidade desenvolver uma leitura sobre a tragédia moderna inserida nas peças A falecida, Anjo negro e Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues, incluindo como categoria analítica a traição, temática recorrente nos textos estudados, cuja presença repercute na reflexão da ação dramática. Este trabalho sal
Publicado em: 2005
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10. A constelação do zenite : imaginação utopica e historica em Heiner Muller (anos setenta e oitenta)
O dramaturgo alemão Heiner Müller (Eppendorf, 1929 -) compreende o teatro como o "laboratório da imaginação social". Essa assertiva implica uma consideração e crítica de seus pressupostos materiais, do aparelho teatral como instituição e seus limites, avançando gradualmente até o Espírito da Época ("Zeitgeist"). Nesse sentido, a experiência dr
Publicado em: 1995