Duchamp
Mostrando 1-12 de 38 artigos, teses e dissertações.
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1. RECEPÇÃO COMO ELO DA OBRA DE ARTE COM O MUNDO E COM A HISTÓRIA
RESUMO Baseado na compreensão do artista Marcel Duchamp de que o público conecta a obra artística com o mundo exterior e, ao fazê-lo, contribui para sua incorporação pela história da arte, o presente texto procura delinear a cadeia na qual esse ato de recepção se inscreve. Para isso, recorre a análises provenientes de diferentes campos, a saber, da
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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2. Merda de artista para além da iconoclastia
O presente artigo propõe um aprofundamento da crítica de Merda de artista (1961), de Piero Manzoni. Com o intuito de nos afastarmos da hipertrofia do aspecto iconoclasta atribuído à obra por parcelas substanciais da crítica, contextualizamos a edição a partir de sua relação com outras obras do artista e com a poética de importantes intercessores, n
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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3. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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4. Entrevista com Giuseppe Penone
Em entrevista realizada em seu estúdio na cidade de Turim, em 12 de maio de 2014, Giuseppe Penone fala sobre seu interesse na tecnologia existente na natureza – a cultura própria à natureza –, sobre redefinições dos valores culturais em que os artistas tomaram a natureza como ponto de partida e sobre sua intenção de conferir-lhe uma “dignidade�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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5. Sarduy na geena. As Patatautologías
Resumo Severo Sarduy escreveu uma resenha, “Sobre o inferno”, em 1956. É um resumo de O inferno de Michel Carrouges. Carrouges tinha já escrito uma obra sobre as máquinas celibatárias de Duchamp, destacando a estranha similaridade entre O Grande Vidro e as máquinas punitivas de Kafka. Muito depois, Deleuze e Guattari argumentariam que o sujeito (que
Alea. Publicado em: 2017-04
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6. Arthur Bispo do Rosario além dos muros da Colônia
Resumo Este trabalho propõe um olhar sobre a obra de Arthur Bispo do Rosario, que secundariza a patologia e prioriza o vivido. É frequente o cotejamento com Marcel Duchamp por conta da similaridade formal sustentada por algumas de suas obras. Mas a heterogeneidade dos percursos desafia a recepção a uma reflexão mais detida sobre suas respectivas experi�
Psicol. USP. Publicado em: 2016-12
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7. O Chifre do Coronel Corta-Gargantas: uma ação estético-política
Resumo: Este artigo analisa uma ação estético-política: uma intervenção feita por ativistas na pintura do retrato de um sanguinário personagem histórico. Considerando a dimensão inexoravelmente estética da política, articularemos a constituição do socius e do ethos, segundo Deleuze e Guattari, com uma singular leitura do conceito de ready made e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
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8. Por uma pragmática da inutilidade, ou o valor do inframince
Resumo Duchamp descreve o inframince2 como “o mais ínfimo dos intervalos, ou a mínima das diferenças” (DUCHAMP apud PERLOFF, 2002, p. 101). Tomando o trabalho e a proposição de Duchamp no sentido de que o inframince não pode ser descrito como tal – “dele só é possível dar exemplos” (DUCHAMP apud DE DUVE, 1991, p. 160) –, este artigo expl
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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9. Duchamp's Erotic Stereoscopic Exercises
RESUMO: Este artigo busca explorar certos elos entre a medicina e a arte por meio da estereoscopia. Destaca-se uma obra do artista Marcel Duchamp (o ready-made Stéréoscopie a la Main) e cartões estereoscópicos usados na oftalmologia. As duas instâncias envolvem o desenho de marcas gráficas sobre cartões estereoscópicos pré-existentes. A similaridade
An. mus. paul.. Publicado em: 2015-12
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10. Obras de arte, pontos de encontro, rastros de redes
Evocando conceitos de Bourriaud (2006, 2007), Salles (2006, 2010) e Latour (2005, 2008), este artigo busca promover um enfoque relacional sobre o trabalho artístico. De acordo com essa abordagem, a obra não estaria contida em um objeto ou processo singular, nem dependeria unicamente do gesto criador do artista, mas existiria sempre em desenvolvimento, dist
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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11. A arte nos contextos filosófico-conceitual e do ensino no Brasil : uma abordagem a partir de aspectos teóricos e das distintas visões da comunidade escolar
A presente pesquisa objetiva a investigação em dois eixos principais: preliminarmente e de modo propedêutico, o conceito de arte em sua trajetória filosófica segundo autores e artistas de épocas significativas ao que se poderia denominar como universal do gênero artístico, de origem ocidental. Para tanto optou-se por não seguir uma ordem de sucessã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2012
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12. Algumas aproximações entre o humor e a arte e o inventário das ideias feitas
This dissertation explains about humor on visual arts, looking through references such like Flaubert, Baudelaire, Jonathan Swift, Antoine Compagnon, George Minois, José Guadalupe Posada, Maurizio Cattelan, Freud, Escarpit, Bergson, Manet, Duchamp, Barthes, Breton, in order to analyse the works of the artists Guto Lacaz, Francis Alÿs e Zbiegniew Libera. Als
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011