Escritura Feminina
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1. Escritura feminina e desgarrada
Esta dissertação é composta de um ensaio teórico e de uma obra de criação ficcional. O ensaio teórico tem como principal objetivo discutir a hipótese de existência de uma escritura feminina na forma de marcas textuais. A discussão parte de questões acerca de autoria e referência na linguagem escrita, colocadas desde Saussure até a crítica femin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/01/2012
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2. Trânsito à margem do lago
Esta dissertação aborda o trabalho Trânsito à Margem do Lago a partir da experiência artística da autora, que agrega ação efêmera, produção audiovisual, fotográfica, gráfica e textual à reflexão acadêmica. O capítulo inicial parte de trabalhos e vivências, como Armadilha e Deslocamento à Tríplice Fronteira, para traçar os antecedentes e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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3. A escrita de si como prática de uma literatura menor: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade
No interior de uma cultura falocêntrica a escrita epistolar foi considerada pelos críticos literários uma literatura menor. Por sua vez, os historiadores entenderam por longos anos as cartas pessoais como uma fonte de pesquisa inapropriada ao conhecimento histórico. Neste texto, procuro positivar a literatura de si oriunda das correspondências originada
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2011-04
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4. Literatura e representação social das mulheres em Cabo Verde: vencendo barreiras / Literature and social representation of the women in Cape Verde: overcoming barriers
Esta dissertação analisa comparativamente textos cabo-verdianos de autoria masculina e feminina à luz do tema Literatura e representação social das mulheres em Cabo Verde, com o objetivo de demonstrar como constroem a historicidade das mulheres naquele contexto, com base na abordagem de gênero e numa hermenêutica do cotidiano feminino. Diante do expos
Publicado em: 2010
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5. De missangas e catanas: a contrução social do sujeito feminino em poemas angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e são-tomenses / Of beads and machetes: the social construction of the feminine subject in Angolan, Cape Verdean, Mozambican and Santomean poetry
As angolanas Alda Lara e Paula Tavares, a cabo-verdiana Vera Duarte, a moçambicana Noémia de Sousa e as são-tomenses Alda Espírito Santo e Conceição Lima são as escritoras que melhor representam a poesia de autoria feminina em seus respectivos países e, embora pertençam a contextos socioeconômicos e culturais bastante diferentes, suas obras se apro
Publicado em: 2010
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6. A palavra-buraco: bordaduras em torno de Marguerite Duras
A vasta obra de Marguerite Duras, que transita entre a literatura e o cinema, entre relatos autobiográficos e ficção, expõe sua maneira de tratar a linguagem, através do que se pode nomear de escrita feminina, isto é, uma escrita que comporta e pressupõe a incompletude, as falhas, a falta de linearidade, os buracos e os vazios. A partir de três livro
Publicado em: 2009
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7. Im woman and I havent the Homers pen: Theresa Margaret da Silva and Orta and the origins of portuguese writing female / Eu sou mulher e não tenho a pena de Homero: Theresa Margarida da Silva e Orta e as origens da escritura feminina portuguesa
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar a singularidade da obra Aventuras de Diófanes, de Theresa Margarida da Silva e Orta, escritora portuguesa de meados do século XVIII. O fato de Theresa Margarida não pertencer aos cânones da literatura portuguesa nem da feminina constitui uma problemática que se buscou explicar neste trabalho. Criadora d
Publicado em: 2009
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8. Niketche: a dança da recriação do amor poligâmico
A principal questão investigada e comprovada pela leitura de Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora Paulina Chiziane, remete-se às analogias no diálogo plural, no espaço da experiência perceptiva e cultural geradora de imagens libertárias da consciência feminina no contexto poligâmico moçambicano. Na direção da narração intrad
Publicado em: 2008
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9. Representação do feminino em uma escritura desautorizada : Celeste, de Maria Benedita Câmara Bormann e O perdão, de Andradina Andrade de Oliveira
A historiografia literária brasileira, em especial, a do século XIX e início do século XX, foi construída a partir de textos literários canônicos, vale dizer, textos de autoria masculina, o que resultou na invisibilidade da produção feminina da época. No século XX, a partir dos anos 80, fazendo coro com o que já ocorria em outros países, desenvo
Publicado em: 2008
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10. A perspectiva da mulher como resistência às configurações ideológicas do ditador latino-americano : o romance de Julia Alvarez e de Mario Vargas Llosa
Tendo como pressupostos os estudos de teóricas feministas da atualidade, como Teresa de Lauretis, Judith Butler e Joan Scott, e críticas literárias, dentre as quais Rita Teresinha Schmidt e Márcia Hoppe Navarro, ao lado de pensadores como Mikhail Bakhtin, Louis Althusser e Fredric Jameson, o presente trabalho expõe os resultados da pesquisa A perspectiv
Publicado em: 2008
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11. Marcadores afetivos e inscrições corporais no universo feminino de Lya Luft / Signes affectifs et inscriptions corporelles dans lunivers féminin de Lya Luft
Este estudo objetiva analisar os romances As parceiras (1980), Exílio (1987) e A sentinela (1994) da obra da escritora do Rio Grande do Sul, Lya Luft. O foco da pesquisa é investigar a visão/construção do feminino, aqui entendido como um efeito de linguagem, resultante da inserção do sujeito na ordem simbólica, elegendo-se as modalidades afetivas amo
Publicado em: 2007
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12. Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago
Neste trabalho fizemos uma análise da estrutura narrativa dos romances Desmundo de Ana Miranda e Memorial do Convento de José Saramago e das respectivas personagens Oribela e Blimunda. Utilizamos o método comparativo como instrumento de análise com o propósito de promover o diálogo entre as literaturas brasileira e portuguesa. Os romances fazem uma rev
Publicado em: 2007