Ficcao Policial
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. El hombre de Montserrat: escritas da violência na ficção policial latino-americana
Resumo: O artigo aborda o romance El hombre de Montserrat, escrito pelo escritor guatemalteco Dante Liano e atribuído à ficção criminal como modelo precursor de uma narrativa que estabeleceu uma maneira de reescrever a história da violência nos países centro-americanos. A recepção da narrativa de Dante Liano transformou o romance em uma referência
Alea. Publicado em: 2018-01
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2. Figurações da personagem detetivesca
Resumo: Este artigo pretende traçar um panorama histórico da ficção policial, desde as suas primeiras manifestações, no século XIX, até as manifestações contemporâneas, buscando comprovar que a configuração da personagem detetivesca está sempre em consonância com o contexto social no qual se insere. Em um primeiro momento, analisaremos o detet
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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3. Crimes do texto, crimes verdadeiros:a máfia na voz de Leonardo Sciascia
RESUMO Nas entrevistas ou nos pronunciamentos parlamentares que realizou - assim como em sua ficção - o escritor siciliano Leonardo Sciascia denunciou incessantemente a máfia. Para ele, a hegemonia do crime organizado e suas articulações na política institucional impediam o acesso à verdade e à justiça. Coerentemente, suas peculiares narrativas poli
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 27/04/2017
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4. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poétic
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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5. REPERCUSSÃO DA EXPANSÃO DA FICÇÃO POPULAR NO BRASIL DOS ANOS 1930
Resumo O objetivo deste artigo é analisar a repercussão no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, dos gêneros destinados ao grande público, em especial daqueles que hoje consideramos de entretenimento como o policial, o sentimental e as aventuras. As fontes utilizadas serão as opiniões de escritores, editores e intelectuais publicadas em jornais e revist
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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6. Os discursos do etnólogo, do filósofo e do ficcionista na estrutura do romance Nove noites
Este artigo pretende colocar em diálogo dois textos: "A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas", de Jacques Derrida, pensador francês, e Nove noites, de Bernardo Carvalho, romancista contemporâneo brasileiro. O texto de Derrida parece conter as matrizes do pensamento desconstrucionista do filósofo e parte de uma aporia lançada por
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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7. No rastro de Fawcett: a guinada de João de Minas rumo à literatura popular de aventura nos anos 1930
O objetivo deste artigo é analisar a guinada rumo à literatura popular de massa feita pelo escritor João de Minas. No Brasil dos Anos 30, o mercado editorial foi marcado pela difusão da literatura popular de massa nos gêneros aventura, sentimental e policial, a partir de coleções lançadas pelas maiores editoras. Neste contexto, João de Minas estabel
História. Publicado em: 2014-12
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8. Romance policial, psicanálise e cultura contemporânea em Luiz Alfredo Garcia-Roza e Dennis Lehane / The detective novel, psychoanalysis and contemporary culture in Luiz Alfredo Garcia-Roza e Dennis Lehane
Esta tese traça um estudo comparativo entre o Romance policial contemporâneo e o discurso psicanalítico na produção ficcional de Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-) e Dennis Lehane (1963-), tomando, por base, relações de aproximação entre os métodos investigativos na literatura e na psicanálise. Para isso, o corpus constitui-se dos romances O silênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2012
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9. A investigação do crime em O dia da coruja e A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, e em A forma da água e O ladrão de merendas, de Andrea Camilleri / La investigación del crimen en O dia da Coruja y A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, y en A forma da água y O ladrão de merendas, de andrea Camilleri
Esta dissertação tem como objetivo analisar e discutir os romances-ensaios O Dia da Coruja e A Cada um o Seu, de Leonardo Sciascia, em perspectiva comparada com as narrativas policiais A Forma da Água e O Ladrão de Merendas, de Andrea Camilleri, no que diz respeito aos traços estilísticos, históricos e temáticos das obras em foco. Na pesquisa, reflet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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10. Eu é um outro: manifestações do duplo em Luiz Alfredo Garcia-Roza / "Yo es otro": manifestaciones del doble en Luiz Alfredo Garcia-Roza
Verificamos na ficção brasileira contemporânea uma reescritura do gênero policial, que deixa de ter como principal meta a retirada das máscaras que encobrem a verdade. Nesta era de ambiguidades e incertezas, em que a verdade passa a ser substituída pelas versões, o tema do duplo encontrará a condição ideal para sua revitalização. É o que podemos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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11. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009
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12. Figurações do gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira de 1843 a 1932
O romance gótico surgiu na Europa em meados do século XVIII. No início do século XIX, a literatura gótica desmembrou-se na Literatura de Terror/Horror, na Literatura de Mistério/Suspense, nas Histórias de Fantasmas, no Conto Policial e, até mesmo, nas Narrativas de Ficção Científica. Todas essas categorias evoluíram e encontraram no século XX um
Publicado em: 2007