Filme Noir
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. El otro hermano, animalidad, razón utilitaria y política como pilares constructivos del noir en la actualidad
Resumo: O seguinte artigo analisa uma das mais importantes produções audiovisuais argentinas do ano de 2017, o filme O Outro Irmão, de Adrián Caetano, transposição cinematográfica do romance Sob este Tremendo Sol de Carlos Busqued. Tentamos mostrar como esse novo filme de Caetano distingue-se de suas produções anteriores pertencentes ao gênero noir
Alea. Publicado em: 2018-01
-
2. A sombra do mundo: excesso e aprisionamento em Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli
O objetivo deste artigo é examinar a maneira como a estética dos filmes noir é apropriada por Lourenço Mutarelli em sua narrativa em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente. Dividida entre a tentativa de representar o real e um forte impulso de estilização, essa estética age como elemento estruturador da narrativa, criando um mundo caracterizado p
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
-
3. Literatura e cinema : nas tramas das grandes artes
Este trabalho analisa as estruturas narrativas presentes no livro A grande arte, do escritor Rubem Fonseca, e no filme Exposure, do diretor Walter Salles Jr. O objetivo principal é comparar a realização do gênero policial nos dois sistemas semiológicos. Foi desenvolvido através dos estudos comparatistas desenvolvidos a partir da chamada Escola Norte-Am
Publicado em: 2011
-
4. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
5. Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras,
Publicado em: 2010
-
6. O Invasor: do roteiro ao romance
In this paper we study the crime fiction and film O Invasor, focusing the success partnership between the writer Marçal Aquino and the film director Beto Brant. The path made by novel, screenplay and film was different from the usual, because Aquino ended writing the novel in 2002, after the release of the film in 2001. As primary purpose of this paper, we
Publicado em: 2009
-
7. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
8. Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar / Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Abordo neste estudo a representação do elemento narrativo mulher fatal no filme Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar. Tal elemento está constituído em duas personagens: a travesti Zahara e o ator Juan. Essas personagens funcionam como pontos reflexivos no filme porque possuem características transgressoras, já que, remetem à mulher fatal, persona
Publicado em: 2008
-
9. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
10. Representação do elemento narrativo mulher fatal : construção das personagens Zahara e Juan no filme Má Educação, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by spanish filmmaker Pedro Almodovar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
11. REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR / Representation of fatal woman element narrative: construction about Zahara and Juan like characters in Bad Education movie, by Spanish filmmaker Pedro Almodóvar
My study is about the representation of fatal woman narrative element in Pedro Almodóvars movie Bad Education (2004). This element is composed by two characters: the transvestite Zahara and the actor Juan. These characters act as reflective points in the movie because they have transgression characteristics referring to the fatal woman, whose character was
Publicado em: 2008
-
12. A metropole replicante de metropolis a Blade Runner
Metropolís, dirigido por Fritz Lang em 1926, é um filme fundador que criou uma estética própria e influenciou inúmeras realizações posteriores. Blade Runner, dirigido por Ridley Scott em 1982, cita e reelabora diversos elementos de Metropolís, ao mesmo tempo em que se apresenta como um dos filmes mais representativos da década de 80. Esta dissertaç
Publicado em: 2002