Finite Automata
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Biomolecular computers with multiple restriction enzymes
Abstract The development of conventional, silicon-based computers has several limitations, including some related to the Heisenberg uncertainty principle and the von Neumann “bottleneck”. Biomolecular computers based on DNA and proteins are largely free of these disadvantages and, along with quantum computers, are reasonable alternatives to their convent
Genet. Mol. Biol.. Publicado em: 23/10/2017
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2. Uma nova formulação algébrica para o autômato finito adaptativo de segunda ordem aplicada a um modelo de inferência indutiva. / A new algebraic approach for the second-order finite adaptive automation applied to an inductive inference model.
O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo dos autômatos adaptativos de segunda ordem e mostrar a forte conexão desse modelo com o aprendizado indutivo no limite. Tal modelo é definido com a utilização de um conjunto de transformações sobre autômatos finitos não - determinísticos e a conexão com o aprendizado no limite á estabelecida usando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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3. Experimentos em simulações paralelas do Dilema do Prisioneiro com n jogadores. / Experiments in parallel simulations of the n-player Prisoner\ s Dilemma.
O Dilema do Prisioneiro com n jogadores é um problema que ilustra a dificuldade na formação da cooperação em sociedades de indivíduos racionais. Diversos trabalhos foram feitos no sentido de compreender melhor os fatores que influenciam o surgimento e a evolução da cooperação nessas sociedades, sendo que muitos desses mostraram que a simulação de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
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4. Modelagem em geometria digital aprimorada por técnicas adaptativas de segmentos de retas. / Digital geometry modelling enhancement by straight line segment adaptive techniques.
For the representation of digital straight lines, digitized straight line segments and arcs, each of the available research approaches has its advantages and suitable applications. However, taking into account the complexities of real-world scenarios, the use of these representations is not so popular in situations that require flexible models or involving s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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5. A formaÃÃo de palavras no portuguÃs do brasil: um estudo dos sufixos -eir e -ud numa abordagem computacional / The formation of words in Portuguese of Brazil: a study of the suffix -eir e -ud and a computational approach
Este estudo investiga a formaÃÃo de palavras na LÃngua Portuguesa contemporÃnea do Brasil. Dentro da perspectiva da morfologia derivacional, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um estudo das regras de formaÃÃo de palavras atravÃs dos sufixos -eir e -ud na LÃngua Portuguesa. Essas regras foram desenvolvidas para melhor investigar a produtivida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/06/2010
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6. Uma proposta de um motor de animação para o controle de personagens articulados baseado em autômatos finitos / A proposal of an animation engine for controlling articulated characters based on finite automata
Segundo Thalmann em 1996, animação é a visualização da variação do estado de objetos em relação ao tempo. A meta principal da animação modelada por computador é sintetizar o efeito desejado de movimento que é uma mistura de fenômenos naturais, percepção e imaginação. O sistema de animação deve providenciar ferramentas de controle de movim
Publicado em: 2010
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7. Influência da complexidade da representação de estratégias em modelos evolucionários para o dilema do prisioneiro com n jogadores. / Influence of strategy representation complexity in evolutionary models for the n-players Prisoners Dilemma.
Em Teoria dos Jogos, o Dilema do Prisioneiro para N Participantes (DPNP) é o problema que representa, em sua forma elementar, o paradoxo que gera as dificuldades existentes na formação da cooperação entre mais de dois agentes. Diversos trabalhos foram e continuam sendo feitos sobre esse tema, no sentido de compreender melhor os fatores que influenciam o
Publicado em: 2007
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8. Aplicação de autômatos finitos nebulosos no reconhecimento aproximado de cadeias. / The approximate string matching using fuzzy finite automata.
The approximate string matching problem is recurring in many applications where computer is used to process imprecise, fuzzy or spurious data. An uncountable number of methods, techniques and metrics to solve this class of problem are available, but many of them are inflexible at least in one of following: architecture, metric or application specifics. This
Publicado em: 2006
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9. Fluid animation by cellular automata and particles systems / Animação de fluidos via autômatos celulares e sistemas de partículas
The past two decades showed a rapid growing of physically-based modeling of fluids for computer graphics applications. Techniques in the field of Computational Fluid Dynamics (CFD) have been applied for realistic fluid animation for virtual surgery simulators, computer games and visual effects. In this approach, since the equation is solved numerically the n
Publicado em: 2006
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10. Alguns aspectos de tratamento de dependências de contexto em linguagem natural empregando tecnologia adaptativa. / Some aspects on natural language context dependencies handling using adaptive technology.
Since low-complexity language formalisms are too weak to handle NL, stronger formalisms are required, most of them resource demanding, hard to use or unpractical. Structured pushdown automata are excellent to represent regular and context-free aspects on NLs by allowing them to be split into regular layer (implemented as finite-state machines) and a context-
Publicado em: 2006
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11. RepresentaÃÃo de sistemas dinÃmicos simbÃlicos de memÃria finita usando grafos / Reprentations of shifts of finite type using graphs
Nesta dissertaÃÃo empregamos a teoria de dinÃmica simbÃlica como ferramenta matemÃtica para abordar o problema da representaÃÃo de seqÃÃncias de sÃmbolos que podem ser modeladas por sistemas dinÃmicos simbÃlicos de memÃria finita. Utilizando teoria de autÃmatos, apresentamos novos algoritmos para gerar grafos determinÃsticos com um nÃmero mÃ
Publicado em: 2006
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12. Extração de conhecimento a partir de redes reurais recorrentes / knowledge extraction from recurrent neural networks
ln this work a method ofknowledge extraction from Recurrent Neural Network is proposed. Express formally the knowledge stored inside an Artificial Neural Network is a great challenge, because such knowledge has to be reformulated and presented by simple and understandable means. Three symbolic formats are presented for the representation of this knowledge: F
Publicado em: 2004