Formacao Do Artista
Mostrando 1-12 de 105 artigos, teses e dissertações.
-
1. Algumas reflexões sobre o filisteu da formação (Bildungsphilister) e o espírito livre em nossos estabelecimentos de ensino
Resumo: O objetivo deste texto é, tendo como pano de fundo a distinção entre as noções nietzschianas de filisteu da formação (Bildungsphilister) e de espírito livre (Freigeist), investigar de qual dessas duas personagens nós, professores das instituições de ensino superior brasileiras, estamos mais próximos. O filisteu é o antípoda do genuíno
Cadernos Nietzsche. Publicado em: 2022
-
2. THEODOR HEUBERGER, KUNSTHÄNDLER: ENTRE PREDILEÇÕES ARTÍSTICAS MODERNISTAS E A PROPAGANDA NAZISTA NO BRASIL (1924-1942)
RESUMO Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
3. Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory - formação e intercâmbio artístico em artes cénicas
RESUMO O presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza
Educ. rev.. Publicado em: 2018-02
-
4. Marcelo Pombo: condições de formação de um artista improvável
Resumo O artigo revisa a trajetória social do artista Marcelo Pombo, referência na renovação estética na Argentina pós-ditadura. Seu caso é tomado como paradigma de um tipo de artista que, carente de capital intelectual ou econômico, ingressa no campo artístico durante os anos iniciais da democracia, apresentando um universo estético plebeu que con
Tempo soc.. Publicado em: 2017-12
-
5. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade
Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
-
6. Vestíveis em Fluxo: investigação das materialidades na produção do corpo/artista contemporâneo
Resumo: O estudo trata do corpo em relação ao figurino no contexto das práticas cênicas contemporâneas. Interessa olhar para um modo de organização em que o corpo se relaciona de modo implicado aos elementos que o constituem, ou seja, o que venha a se relacionar com ele surge no processo e está intimamente relacionado à pesquisa de movimento. Proble
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
7. O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Mélanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da ativida
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
8. Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
Este ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland B
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017
-
9. Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia)
Resumo: Os pesquisadores interessados pelos patrimônios do teatro-dança indiano encontram um grande obstáculo: o da oralidade, pois os arquivos escritos e audiovisuais são raríssimos. Os pesquisadores devem passar por uma formação profissional para ter acesso aos materiais de pesquisa e poder interpretá-los. O estudo de caso do estilo Bharata-Nâtyam
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
-
10. Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância das novas tecnologias de informação, a internet e as redes sociais, como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplina
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2015-09
-
11. Singin' Alone (1982) nas trilhas da música gravada brasileira
O artigo traz para o foco o álbum Singin' Alone, de Arnaldo Dias Baptista, lançado em 1982. Trata-se do álbum de estreia da gravadora independente Baratos Afins que está, desde então, em atividade na cidade de São Paulo e do segundo disco solo do artista, ex-integrante do grupo musical Mutantes. Singin'Alone surge de um intrincado conjunto de referenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
-
12. Mário Pedrosa e o neoconcretismo:A centralidade de um projeto crítico
Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestalt, e do contexto em que esses textos foram publicados.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07