Funk Carioca
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. “O Rio de Janeiro é uma terra de homens vaidosos”: mulheres, masculinidade e dinheiro junto ao funk carioca
Resumo A partir da articulação entre gênero e materialidade tomamos o dinheiro como objeto estético para evidenciar a relacionalidade da pessoa masculina funk . O dinheiro revela-se como adorno, como articulador de relações e como substância. A mulher, que em algumas leituras é pensada como objetificada, revela as potências do feminino que compõem
Cad. Pagu. Publicado em: 03/05/2018
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2. O PATRÃO E A PADROEIRA: MOMENTOS DE PERIGO NA PENHA, RIO DE JANEIRO
Resumo O Baile da Chatuba é realizado desde meados dos anos 1990 na Quadra da Chatuba, Morro da Chatuba, parte do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ocupação militar do Complexo da Penha em 2010 e a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro em 2012 restringiram o uso da Quadra, e o Baile foi suspenso. Em 2014 a
Mana. Publicado em: 2017-08
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3. Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano
Os sujeitos da presente narrativa – mulheres que cercam o núcleo familiar de um artista de funk carioca – são apreendidos a partir de sua habilidade na manipulação de significados e representações sociais. Por meio de uma etnografia em torno do montar e do desmontar da beleza em um universo recortado por um movimento musical urbano e mais próximo
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2015-10
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4. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
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5. A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade
Uma série de episódios que mostram o comprometimento do primeiro presidente petista com a militarização da segurança pública serve de pano de fundo para um estudo da origem, do desenvolvimento e da morfologia de três bases rítmicas características de três décadas sucessivas do Funk Carioca: o Volt Mix (anos 1990), o Tamborzão (primeira década do
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-06
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6. Cultura ou polícia : a cobertura jornalística do funk carioca em Porto Alegre
Essa pesquisa versa sobre a cobertura jornalística do funk carioca no Rio Grande do Sul. O objetivo do trabalho é determinar quais são os critérios de noticiabilidade, ou seja, os valores-notícia do funk carioca, em Porto Alegre. A amostra, que compreendeu exemplares do Jornal Zero Hora, foi analisada a partir da Análise de Conteúdo preconizada por La
Publicado em: 2011
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7. De pivete a funqueiro: genealogia de uma alteridade
Com base na teoria das representações sociais de Moscovici e a partir de contextualizações do fenômeno dos arrastões, esse texto se propõe a discutir elementos que respondam às questões: por que discursos criminalizantes, que afirmam a periculosidade do funkeiro, se fizeram tão presentes desde o início da década de noventa no Rio de Janeiro? Como
Cadernos de Pesquisa. Publicado em: 2010-08
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8. "Funk-se quem quise" no batidão negro da cidade carioca / "Get down and funky" with the black rhythm of the carioca city
O funk carioca é hoje uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude de periferias e favelas. Trata-se de uma performance híbrida resultante de um intenso processo de apropriação, transformação, nacionalização e comodificação de ritmos da diáspora africa
Publicado em: 2010
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9. JUVENTUDE E MOVIMENTO HIP-HOP: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, LUTA POR DIREITOS E CIDADANIA / YOUTH AND HIP-HOP MOVEMENT: THE CONSTRUCTION OF IDENTITY, STRUGGLE FOR RIGHTS AND CITIZENSHIP
A dissertação em questão oferece uma reflexão acerca dos movimentos sociais culturais da atualidade, especificamente do Movimento Hip-Hop. Inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica onde privilegiei algumas categorias de análise pertinentes ao tema de estudo, como movimento social cultural e identidade. Em seguida mostrei um pouco da histó
Publicado em: 2010
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10. MÍDIA E DISCURSO: UM ESTUDO DO DISCURSO DA VEJA SOBRE O FUNK CARIOCA
O trabalho aborda a Revista Veja, publicação da editora Abril, com o objetivo de identificar qual o discurso utilizado nas matérias que abordam o funk carioca como tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com perfil descritivo, na qual as teorias da Análise de Discurso da linha francesa foram utilizadas como subsídio para análise. O corpus é compos
Publicado em: 2009
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11. A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca
O funk é uma prática musical produzida e consumida, principalmente, pela juventude das favelas do Rio de Janeiro. Além de diversão e trabalho, o funk é uma forma de identidade para essa juventude. Neste artigo, conjugo a análise linguística com a prática etnográfica para demonstrar que tal identidade possui uma linguagem específica, por meio da qua
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2009
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12. IMAGENS DO FUNK NO CINEMA NACIONAL: ESTEREÓTIPOS E LINHAS DE FUGA NAS REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO BAILE FUNK / FUNK IMAGES IN THE NATIONAL MOVIES: STEREOTYPES AND ESCAPE LINES IN THE FUNK BALL PICTURES REPRESENTATIONS
Um dos principais aspectos da sociedade brasileira contemporânea é a grande produção e proliferação de imagens, discursos e narrativas sobre a periferia e a sua cultura. Os meios de comunicação de massa se apresentam soberanamente como os mais legítimos divulgadores da realidade da periferia para o imaginário social. Mas podemos levantar os seguint
Publicado em: 2008