Graphics Hardware
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. WEBLAB com plantas reais para o ensino de engenharia de controle
Este trabalho apresenta a proposta e uma implementação de uma arquitetura genérica de WEBLAB a ser usada para o ensino de engenharia de controle. O WEBLAB proposto tem como objetivo a execução remota de um experimento de controle em malha fechada de uma planta real usando tecnologia Internet, hardware de baixo custo e software de código-aberto e livre.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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2. Constant Boundary Elements on graphics hardware: a GPU-CPU complementary implementation
Numerical simulation of engineering problems has reached such a large scale that the use of a parallel computing approach is required to obtain solutions within a reasonable time. Recent efforts have been made to implement these large scale computational tasks on general-purpose programmable graphics hardware (GPGPU). The Graphics Processing Unit (GPU) is sp
Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. Publicado em: 2011-12
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3. Hardware-assisted visibility sorting for unstructured volume rendering
Harvesting the power of modern graphics hardware to solve the complex problem of real-time rendering of large unstructured meshes is a major research goal in the volume visualization community. While, for regular grids, texture-based techniques are well-suited for current GPUs, the steps necessary for rendering unstructured meshes are not so easily mapped to
Publicado em: 2011
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4. Computation on GPUs: from a programmable pipeline to an efficient stream processor
O recente desenvolvimento de hardware gráfico apresenta uma mudança na implementação do pipeline gráfico, de um conjunto fixo de funções, para programas especiais desenvolvidos pelo usuário que são executados para cada vértice ou fragmento. Esta programabilidade permite implementações de diversos algoritmos diretamente no hardware gráfico. Neste
Publicado em: 2010
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5. Shadow Mapping com múltiplos valores de profundidade / Multiple depth shadow maps
Um dos algoritmos para cálculo de sombras mais eficientes existentes atualmente é o Shadow Mapping de Williams. Ele é simples, robusto e facilmente mapeável para o hardware gráfico existente. Este algoritmo conta com duas etapas. A primeira é responsável pela geração de um depth buffer (Shadow Map) a partir do ponto de vista da luz. Na segunda etapa
Publicado em: 2010
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6. REAL-TIME OCEAN SIMULATION AND VISUALIZATION USING GPU / SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE OCEANO EM TEMPO REAL UTILIZANDO A GPU
A geração de cenas realísticas de fenômenos naturais em tempo real é uma das mais importantes áreas de pesquisa para aplicações em jogos e simuladores. No início da computação gráfica para tempo real, a maioria das aplicações tratava a superfície da água como um plano com uma textura. Essa abordagem produz uma visualizaçãomuito pouco realí
Publicado em: 2010
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7. Aproximação eficiente de visibilidade para nuvem de pontos utilizando a GPU / Eˇcient approximate visibility of point sets on the GPU
Nos últimos anos a utilização de pontos como primitiva gráfica básica vem mostrandose uma poderosa e versátil ferramenta para a computação gráfica. Considerável esforço de pesquisa vem sendo dedicado para encontrar formas eficientes de aquisição, representação, processamento, renderização e animação para conjuntos de pontos. As representa�
Publicado em: 2010
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8. Volume sculpting based on geometric tools
The analysis of volumetric datasets is the main concern in many areas ranging from geophysics to biomedical sciences. The direct visualization of these data plays an important role in this scenario, and in spite of developments in volume visualization techniques, interacting with large datasets still demands research efforts due to perceptual and performance
Journal of the Brazilian Computer Society. Publicado em: 2009-06
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9. CompressÃo de texturas utilizando sÃntese de texturas
In spite of graphics hardware advancements, graphics memory is still a scarce resource for usual applications. Besides, for most raster-based applications, the available bandwidth is one important limiting factor for increasing performance in the system. Texture compression addresses both of these problems. We introduce a new technique for texture compressio
Publicado em: 2009
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10. Uma arquitetura para o desenvolvimento de aplicações de visão computacional e processamento digital de imagens em sistemas embutidos
This paper describes an architecture of hardware and software that helps the development of applications of Computer Vision and Digital Image Processing in Embedded Systems, specically Smart Cameras. Smart Cameras are cameras that, in addition to image capturing, is capable of extracting application-specic information. Embedded systems are systems composed o
Publicado em: 2009
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11. IMAGE PROCESSING AND COMPUTER VISION ALGORITHMS FOR GRAPHICS CARDS PARALLEL ARCHITECTURES / ALGORITMOS PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS E VISÃO COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURAS PARALELAS EM PLACAS GRÁFICAS
Diversas tarefas de Visão Computacional (VC) são formadas por operações aritméticas, replicadas sobre grandes volumes de dados. Esta caracterização descreve também as qualidades desejadas ao considerar uma aplicação qualquer como boa candidata a usufruir do crescente poder de processamento do hardware gráfico. Esta tese formula um conjunto de algo
Publicado em: 2009
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12. TECHNIQUES FOR THE INCREASE OF PERFORMANCE OF FORWARD TRANSFORMS AND MOTION ESTIMATION DEDICATED ARCHITECTURES OF THE H.264/AVC VIDEO CODING STANDARD / TÉCNICAS PARA O AUMENTO DE DESEMPENHO DE ARQUITETURAS DEDICADAS DAS TRANSFORMADAS DIRETAS E DE ESTIMAÇÃO DE MOVIMENTO DO PADRÃO H.264/AVC DE CODIFICAÇÃO DE VÍDEO PELOTAS 2009
The increasing use of digital video on the Internet, devices and also in mobile digital TV has lead to an increasing interest for research in this area, from both industry and academia. This work follows this trend by proposing the investigation of the main aspects of digital video, video compression and also of the H.264/AVC video compression for the implem
Publicado em: 2009