Historia Da Fotografia No Brasil
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
-
1. As mil e uma mortes de um estudante: foto-ícones e história fotográfica
Resumo O estudo avalia a possibilidade de uma história fotográfica com base na noção de foto-ícone, que nos ajuda a observar como as imagens participam da história e conformam a experiência que temos dela. Seguindo a biografia, nem sempre linear, de uma imagem, acompanhamos neste artigo a trajetória da fotografia do estudante perseguido pela polícia
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
2. Railway photography and technology: analysis of the photographic record of Brazilian railway in the 19th century
RESUMO O objetivo deste texto é examinar alguns conjuntos de fotografias de companhias ferroviárias no Brasil, a fim de ressaltar o potencial desse tipo de material iconográfico, não apenas como documentação artística, mas também tecnológica. Tratamos particularmente de uma coleção de 6 mil fotografias reunidas por empresas como Companhia Paulista
História. Publicado em: 21/10/2019
-
3. O colecionismo etnográfico no Brasil (1955-1975): entrevista com René Fuerst
Resumo Esta entrevista trata da trajetória do etnógrafo suíço René Fuerst, que trabalhou como pesquisador, fotógrafo e colecionador de cultural material entre diversos povos indígenas no Brasil entre 1955 e 1975. Suas coleções de objetos estão, hoje, presentes em museus no Brasil e na Europa, e em particular no Museu de Etnografia de Genebra, Suí�
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-12
-
4. Animatógrafo da guerra: Canudos e Contestado e a fotografia militar no Brasil
O artigo analisa a relação que o Exército brasileiro manteve com a tecnologia fotográfica no final do século XIX e início do século XX. Foram analisados os acervos fotográficos de duas campanhas militares: o da Guerra de Canudos (1896-1897) e o da Guerra do Contestado (1914-1916). Investigou-se a forma como o Exército investiu na tecnologia fotográ
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
-
5. Documentação digital da arte rupestre: apresentação e avaliação do método em dois sítios de Monte Alegre, Amazônia, Brasil
Um dos aspectos mais importantes no estudo da arte rupestre é a documentação. No Brasil, são raros os trabalhos que apresentam os métodos e as técnicas empregados na documentação deste tipo de vestígio arqueológico. Grande parte dos estudos publicados no país está voltada para a classificação, a terminologia, as definições crono-estilísticas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
-
6. Representações da paisagem brasileira por lentes francesas: um estudo de caso / Representations of Brazilian landscapes through French lens: a case study
Procuramos no presente trabalho verificar em que medida o álbum fotográfico Brasil pode ser considerado um caso exemplar da dimensão visual brasileira das décadas de 1940 e 1950 quanto à representação do país nesse tipo de suporte específico. Ao sintetizar diversas identidades visuais regionais, segundo um discurso articulado entre o editor, fotógr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/04/2012
-
7. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
Esta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2012
-
8. QUANDO O PATRIMÔNIO É UMA IMAGEM QUE QUEBRA: POLÍTICAS DE ACESSO E PRESERVAÇÃO DE COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS DE NEGATIVOS DE VIDRO / WHEN HERITAGE IS AN IMAGE THAT BREAKS: ACCESS POLICIES AND CONSERVATION OF PHOTOGRAPHY COLLECTIONS IN GLASS NEGATIVES
Parte do patrimônio cultural brasileiro encontra-se disperso em arquivos, museus e bibliotecas, todos centros de memória com um objetivo comum: coletar, preservar e colocar a memória da sociedade à disposição de usuários e pesquisadores. Nos arquivos, os suportes materiais são os mais diversos: documentos manuscritos, audiovisuais, sonoros, bibliogr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
9. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising / Tireless traveller: Theodor Preisings trajectory and photographic work
Esta dissertação trata da trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising no Brasil. O fotógrafo percorreu área considerável do território nacional tomando vistas para a produção de cartões-postais e registrando viagens de sócios do Touring Clube do Brasil. Trabalhou ainda para a revista S.Paulo, e integrou os quadros funcionais do Departamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
-
10. Lepra: fotografia e discurso na obra de Souza-AraÃjo (1916-1959) / Leprosy: photography and speech in the orks of Souza-AraÃjo (1916-1959)
Esta dissertaÃÃo teve como objetivo problematizar a obra âHistÃria da Lepra no Brasilâ, publicada em 3 volumes, entre os anos de 1946 a 1956, do mÃdico paranaense HerÃclides CÃsar de Souza-AraÃjo, em especial o segundo tomo desta obra, o qual retrata a lepra atravÃs de imagens. O livro, publicado em 1948, contÃm 380 estampas, resultando em 1022 im
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
11. Captando imagens em movimento : escolha dos equipamentos no audiovisual gaúcho
Esse trabalho pretende compreender quais são os equipamentos usados na produção audiovisual gaúcha e o que define a escolha deles. Para tanto, é analisada a evolução tecnológica do equipamento de captura da imagem em movimento e o caminho percorrido para a formação do mercado de produção audiovisual brasileiro e, principalmente, gaúcho, assim co
Publicado em: 2011
-
12. Cinematografia no Brasil : um estudo de caso do diretor de fotografia Walter Carvalho no filme Lavoura Arcaica
Este trabalho objetiva estudar como a fotografia cinematográfica brasileira se desenvolveu até chegar ao nível técnico e estético que conhecemos hoje. Para tanto analisaremos, como estudo de caso, o conceito da fotografia de Walter Carvalho no filme Lavoura Arcaica (2001), de Luis Fernando Carvalho, e como as imagens se organizam, de acordo com a estrut
Publicado em: 2010