Historiografia Da Musica Popular
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Música popular na década de 1970 e a cena pós-tropicalista Análise de uma geração sem “vida”
Resumo Este artigo analisa o campo musical brasileiro, na década de 1970, sob o prisma dos artistas estreantes nesses dez anos. Luiz Gonzaga Junior, Luiz Melodia, Novos Baianos, Secos & Molhados, Clube da Esquina, João Bosco, Fagner, Belchior, Sá, Rodrix e Guarabyra, Ivan Lins e Raul Seixas são músicos e compositores populares, que despontaram artistic
Tempo soc.. Publicado em: 2021-04
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2. Lúcio Rangel comendo “ovos quentes com Noel Rosa”: a invenção de uma historiografia da música popular
RESUMO Durante as décadas de 1950 e 1960 uma geração de jornalistas que vivia na cidade do Rio de Janeiro se preocupou em comentar e analisar de maneira sistemática diversos aspectos da formação da música popular urbana no Brasil. Profundamente interessados no assunto que fazia parte também de suas próprias experiências de vida, eles ultrapassaram
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2018-04
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3. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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4. "Meninos eu vi": Jota Efegê e a história da música popular
A recente produção do conhecimento histórico em torno da música popular no Brasil é tributária de uma geração de memorialistas, cronistas e jornalistas cujas obras começaram a aparecer nas décadas de 1960-1970. Esse conjunto permaneceu até o final do século XX como o principal acervo da memória e da história da música popular. O jornalista e c
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2013-12
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5. Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade
Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, M�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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6. Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945) / From folk music to the automatic music. A history popular music through the concept of Mário de Andarde (1893-1945)
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) foram estudadas as características do conceito de música popular. Vislumbraram-se as complexidades que intervieram na construção desse conceito polissêmico por meio da comparação entre o pensamento musical de Mário de Andrade e de alguns colegas latino-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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7. Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque / From urban daily life to culture: songs by Caetano Veloso and Chico Buarque
Ao constatar a persistência do paralelo entre Caetano Veloso e Chico Buarque, realizado por público, crítica e historiografia da música popular, este estudo parte da identificação e compreensão do processo de elaboração de suas representações artísticas, assim ultrapassando a noção de simples conflito ao apontar também para perspectivas comple
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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8. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999) / The historiography of popular music in Brazil (1971-1999)
Esta tese apresenta um estudo da historiografia da música popular no Brasil, realizada nos programas de pós-graduação em História, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no período delimitado entre o início da década de 1970 até o final da década de 1990. A pesquisa identifica e analisa temáticas, conteúdos, abordagens, conceitos, fontes
Publicado em: 2010
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9. Ramos Cotoco e seus Cantares Bohêmios: Trajetórias (RE)Compostas em Verso e Voz (1888-1916) / Ramos Cotoco and Song his Bohemians: Trajectories (RE) Compound in Verse and Voice (1888-1916)
Essa dissertação tem por objetivo levantar questões pertinentes à obra Cantares Bohêmios de Raimundo Ramos Filho, as possibilidades de trajetória na cidade de Fortaleza na passagem do século XIX para o século XX emergentes em seu texto e seu caráter narrativo. Práticas sociais, usos e costumes, principalmente das baixas camadas da população de Fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/01/2009
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10. Reflexões sobre o choro e suas manifestações em Florianópolis
Este trabalho busca construir um entendimento sobre o choro enquanto manifestação de uma musicalidade existente em solo brasileiro, além de atentar para sua presença na capital do estado de Santa Catarina. Aqui são discutidos aspectos históricos, narrativas e discursos que permeiam a historiografia da música popular brasileira, em geral, e o choro, em
Publicado em: 2009
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11. O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade / O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade
Este trabalho procura oferecer uma nova narrativa biográfica para o compositor de São Paulo e crítico musical do Correio Paulistano Alexandre Levy (1864-1892). Procurou-se assim atenuar a imagem construída para o compositor pelas obras tradicionais da historiografia musical brasileira, que são marcadas fortemente por uma perspectiva nacionalista. Assumi
Publicado em: 2008
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12. O português do Brasil e a presença de africanismos em letras da MPB
Esta Dissertação insere-se nos postulados teórico-metodológicos da Historiografia Lingüística e trata de questões que compreendem a Língua Portuguesa em uso no Brasil e da influência de africanismos na língua, a partir de registros de letras da tradição musical brasileira que evidenciam a influência lingüística africana. Para tanto, procuramos
Publicado em: 2005